Espetáculo de dança “Silêncio Prenhe” é atração do Zás
Cia.Nósláemcasa se apresenta no Teatro; espetáculo aborda a importância do silêncio e o excesso de estímulos.
02/06/2022 - 15:35Um questionamento sobre a necessidade de vivenciarmos a sensação do silêncio em sua plenitude, em contraponto ao excesso de estímulos e informações a que somos submetidos. Esse é o propósito do espetáculo de dança “Silêncio Prenhe”, atração do projeto Zás desta quinta-feira (9/6/22). A apresentação, do grupo Cia.Nósláemcasa, está marcada para as 19 horas e tem classificação livre.
Uma bailarina, Patrícia Werneck, e um músico, Celso Nascimento,– que executa a trilha do espetáculo ao vivo – constroem a dramaturgia pela conexão entre o movimento dançado e o sonoro. A coreografia considera a plasticidade sonoro-cenográfica e a interpenetração de uma linguagem em outra.
Outras fontes de inspiração para a apresentação foram os livros “Sobre o Silêncio”, de Andréa Bomfim Perdigão, e “Tratado do Vazio Perfeito”, de Lie Tse.
Sobre a companhia
Fundada em 2004 por Patrícia Werneck e Celso Nascimento, a Cia.Nósláemcasa desenvolve pesquisa de linguagem e ações pedagógicas. Ao longo de sua trajetória, a companhia de dança foi contemplada com diversos prêmios de incentivo à produção e à circulação de espetáculos, apresentando suas programações em eventos de dança contemporânea em diferentes regiões do Brasil.
Sobres os artistas
Patrícia Werneck
Atua em dança desde 1987. Integrou o elenco do Baleteatro Minas, Grupo de Dança 1º Ato e Cia. Dudude Herrmann, todos em Belo Horizonte.
Em São Paulo trabalhou com Suzana Yamaushi, da Cia. Nova Dança e Cia. Nova Dança 4. Participou como bailarina convidada da Cia. 2º do Balé da Cidade de São Paulo e foi bolsista da Rede Stagium, da Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo.
A artista criou o vídeo-dança premiado “Dentro do movimento”. De 1997 a 2004 participou como fundadora, coreógrafa e produtora da companhia de dança W L A P. De 2014 a 2018 atuou na Cia de Dança Palácio das Artes, como ensaiadora e assistente de direção. Desde 2018 atua como professora na Escola Livre de Artes – Arena da Cultura.
Celso Nascimento
Como instrumentista acompanhou em shows e gravações artistas como André Abujamra, Banda 14 Bis, Eduardo Dusek, Paulo Moura e Walter Franco. Desde 1983 desenvolve trabalhos musicais junto a companhias de dança atuando como músico ensaiador, compositor de trilhas sonoras, arranjador, instrumentista e preparador musical.
Celso colaborou com companhias artísticas como: Balé da Cidade de São Paulo, Balé Cisne Negro, Cia. Danças Claudia de Souza, Cia. Mariana Muniz de Teatro e Dança, Cia. Nova Dança 4, Cia. 8 Nova Dança e Cia. Dança Célia Gouvêa.
Registra também em sua trajetória artística participações como diretor musical em espetáculos teatrais e atuações em vídeo clipes, teatro e cinema. Em 2011 lançou o CD “Mãos de Dança”, com composições próprias.