Além de discursar, Carlos Pimenta presidiu parte da Reunião Ordinária do Plenário da ALMG

Transporte e questão fundiária em Montes Claros pautam falas

Ainda na Reunião Ordinária, deputada lembra Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

17/05/2022 - 16:52

Na Reunião Ordinária desta terça-feira (17/5/22), parlamentares abordaram temas relacionados ao transporte e à questão fundiária de Montes Claros (Norte). Ainda na reunião, realizada no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), foi enfatizada a luta contra o abuso de crianças e adolescentes e também contra a mineração na Serra do Curral, entre outros assuntos.

Consulte o resultado e assista ao vídeo completo da reunião.

Ao mesmo tempo em que elogiou o esforço do Governo de Minas pela melhoria das estradas, o deputado Carlos Pimenta (PDT) reivindicou do Estado o asfaltamento de via que liga a sede de Montes Claros ao distrito de São João da Vereda.

O parlamentar frisou que um programa da prefeitura local está garantindo que sejam asfaltados acessos a 10 distritos de Montes Claros, mas no caso de São João da Vereda, a estrada é estadual. Carlos Pimenta fez um apelo ao governador Romeu Zema (Novo) e ao secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), Fernando Marcatto, para que priorizem a obra.

Por fim, o deputado agradeceu a esses membros do governo pela melhoria de várias estradas do Norte de Minas. Entre elas, destacou a autorização de Zema para início do asfaltamento da MG-401, que liga Janaúba ao Porto de Manga e deste até Jaíba, ao custo de R$ 74 milhões, o que beneficiará produtores do Projeto Jaíba.

Invasão

Já o deputado Bartô (PL) deu os parabéns a pessoas de uma comunidade próxima a propriedade rural do fazendeiro João Damásio, em Montes Claros.

Segundo o parlamentar, houve uma invasão das terras desse produtor rural, que ficam a 10 minutos do Centro daquela cidade. João Damásio, afirma Bartô, teria conseguido mobilizar a população do entorno, que o ajudou nas conversas com os invasores, que decidiram se retirar da propriedade.

Antes disso, registrou o deputado, os ocupantes teriam feito barracas no local em poucas horas, tentando mostrar que ali havia uma invasão consolidada, apesar de o dono ficar nas terras o tempo todo. Os manifestantes teriam inclusive chamado a Polícia Militar para o proprietário.

“O recado que a sociedade deu nesse caso foi de que o direito à propriedade é sagrado e tem que ser respeitado acima de tudo”, opinou o deputado Bartô, parabenizando Montes Claros.

Abuso de crianças e adolescentes

Já a deputada Ana Paula Siqueira (Rede) propôs uma reflexão sobre o “Maio Laranja”, campanha que busca conscientizar sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Lembrou que 18 de maio é o dia nacional de combate a essa prática nefasta e informou que ela ocorre 15 vezes a cada dia em Minas – só em 2021, foram 6.469 denúncias. A parlamentar lembrou ainda do 18 de maio, Dia da Luta Antimanicomial, data importante para se discutir a saúde mental na pandemia.

CPI

Por fim, Ana Paula Siqueira conclamou seus colegas a assinarem o pedido de instauração de comissão parlamentar de inquérito (CPI) para apurar as circunstâncias em que se deu a liberação de licença para mineração na Serra do Curral.

Segundo ela, faltam apenas duas assinaturas para completar as 26 necessárias para dar início à CPI. “É uma questão de preservação do nosso patrimônio e também de identidade dos belorizontinos e dos mineiros”, reforçou.