Professores de Itajubá cruzaram os braços desde o dia 2 de maio - Arquivo ALMG

Greve da educação municipal em Itajubá pauta audiência

Comissão convida representantes dos professores e da prefeitura para debate sobre as reivindicações.

11/05/2022 - 16:25

A greve dos servidores da rede municipal de ensino de Itajubá (Sul) pauta audiência da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, nesta quinta-feira (13/5/22). A reunião será às 15 horas, no Auditório do andar SE da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a requerimento da deputada Beatriz Cerqueira, presidenta da comissão, e do deputado Ulysses Gomes, ambos do PT.

Acompanhe a reunião ao vivo e participe do debate, enviando dúvidas e comentários.

Os professores de Itajubá estão em greve desde o dia 2 de maio, e a adesão chega a 80% da categoria segundo informações da imprensa local. Entre as reivindicações, estão o pagamento do piso nacional da educação, redução de 1/3 da carga horária de forma definitiva, contratação de professores de apoio para alunos com deficiência e garantia de aulas com conteúdo diversificado para todos os alunos.

De acordo com informações de representantes do movimento grevista, repassadas pelo gabinete de Beatriz Cerqueira, a prefeitura teria oferecido reajustes variados, de até 5%, dependendo do tempo de trabalho e do cargo. Ainda segundo os grevistas, há 431 crianças com deficiência sem professores de apoio, já que a cidade tem apenas 14 profissionais nessa área. Outra queixa é que os dados sobre investimentos em educação não estão mais disponíveis para consulta dos cidadãos.

No site da Prefeitura de Itajubá, a administração informa, entre outras coisas, que três projetos de lei foram enviados em abril para a Câmara de Vereadores. O primeiro prevê o reajuste dos salários conforme o piso. O segundo transforma em lei a redução de 1/3 da jornada para planejamento de aulas, que vem sendo garantida, por meio de regra normativa, desde agosto de 2021. E o terceiro prevê a contratação de professores.

Para a audiência na ALMG, a comissão convidou, justamente, representantes da prefeitura e dos professores, de forma a ampliar o debate e favorecer as negociações.