Um dos pontos a serem abordados é a falta de recomposição salarial dos servidores - Arquivo ALMG

Funcionários da Emater pedem diálogo com o governo

Reivindicações dos profissionais da empresa serão debatidas em audiência da Comissão de Administração, nesta terça (26).

25/04/2022 - 11:45

A situação dos servidores da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) será tema de audiência pública nesta terça-feira (26/4/22), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

A reunião, a ser realizada pela Comissão de Administração Pública, às 14h30, no Auditório do andar SE do Palácio da Inconfidência, vai tratar de queixas sobre a falta de negociação do Poder Executivo com esses profissionais para, por exemplo, a concessão de reajustes salariais.

Acompanhe a reunião ao vivo e participe do debate.

De acordo com o gabinete da deputada Beatriz Cerqueira (PT), autora do requerimento de audiência pública, as carreiras da Emater estão sem recomposição salarial desde 2019. Além disso, os profissionais não teriam acesso a progressões de carreiras desde 2015, o que está em desacordo com o plano de cargos da empresa, que prevê que tais progressões sejam bienais.

Outras denúncias feitas pelos funcionários da Emater ao gabinete da deputada Beatriz Cerqueira dizem respeito à grande sobrecarga de trabalho, com aumento de metas individuais e falta de recomposição de trabalhadores no campo por nomeação insuficiente de aprovados em concurso. Eles também afirmaram que a Emater tem pressionado o sindicato da categoria a extinguir ações judiciais atualmente em curso.

Diante desse cenário, a deputada Beatriz Cerqueira espera que a audiência pública seja um primeiro passo para a abertura de negociações entre o Governo de Minas e os funcionários da empresa. Segundo ela, o governo estadual tem até agora se negado a iniciar tal diálogo.