Deputado Doutor Jean Freire e servidores durante minuto de silêncio

Extinto bloco do governo por número insuficiente de membros

Comunicação da Presidência foi lida em reunião na qual foi também feito minuto de silêncio por morte de padre italiano.

19/04/2022 - 15:46

O Bloco Deputado Luiz Humberto Carneiro, que forma a base do Governo do Estado, foi extinto na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A comunicação da Presidência com esse conteúdo foi lida durante a Reunião Ordinária de Plenário desta terça-feira (19/4/22). O motivo é o número insuficiente de deputados, já que o bloco parlamentar passou a ter apenas 15 membros e a quantidade mínima é de 16.

A redução se deu em função da desfiliação do deputado Neilando Pimenta do partido Podemos. Acrescenta a comunicação que o Bloco Deputado Luiz Humberto Carneiro deixa de existir, pois passa a ser integrado por número inferior ao exigido para sua constituição e, por conseguinte, para sua manutenção.

Consulte o resultado e assista ao vídeo completo da reunião.

Regimento Interno

De acordo com o parágrafo 5º do artigo 71 do Regimento Interno, “não será admitida a constituição de bloco parlamentar integrado por menos de um quinto dos membros da Assembleia Legislativa”. Complementa o parágrafo 6º que, se o desligamento de um partido implicar composição numérica menor que um quinto, o bloco parlamentar será automaticamente extinto.

Minuto de silêncio

Ainda na reunião, foi realizado um minuto de silêncio em memória do Padre Giovani Lisa, a pedido do deputado Doutor Jean Freire (PT). Com 90 anos, o religioso italiano faleceu em Teófilo Otoni (Vale do Mucuri), na Sexta-feira Santa, dia 15/4. “Ele foi um grande líder que ajudou a qualificar muitos jovens carentes, em várias comunidades, especialmente em Teófilo Otoni”, relatou o parlamentar.

Segundo Doutor Jean Freire, Padre Giovani Lisa fundou com alguns jovens da cidade a entidade Aprender Produzir Juntos (APJ), que tinha como objetivo acolher crianças e jovens em situação de exclusão econômica, social, cultural e política. O projeto tornou-se um dos maiores na região, formando profissionalmente centenas de jovens. “Eu sou um dos jovens que fez um dos cursos na APJ, de Fé e Política”, rememorou o parlamentar.