PJ Minas terá apoio da Faculdade de Psicologia da PUC Minas
Suporte didático e técnico e participação em lives serão algumas das ações para discussão do tema Saúde Mental do Jovem.
13/04/2022 - 14:35O Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) terá suporte da Faculdade de Psicologia da PUC Minas para a discussão do tema Saúde Mental do Jovem, escolhido para a edição deste ano. A ação é um desdobramento da parceria já existente entre a universidade e a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo, no âmbito do PJ Minas.
O trabalho envolverá a elaboração de materiais de apoio didático e técnico, participação em programas de rádio, lives e podcasts, apoio nas atividades de formação temática e na construção de oficinas, entre outros. “A pandemia trouxe o tema da saúde mental para o cotidiano”, reforça o professor Flávio Durães.
Ele coordenará o grupo de estágio da Psicologia nesse semestre, nas atividades do PJ Minas. Durães ressalta que o foco do trabalho serão as políticas públicas da área de saúde mental e a formação política dos jovens para entender e atuar nessa rede que envolve o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Sistema Único de Assistência Social (Suas).
“Há toda uma estrutura em rede que aproxima a pessoa em sofrimento mental e a cidadania”, salienta o professor, citando os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), os centros de convivência e os movimentos sociais que atuam na área. Para ele, o PJ Minas tem muito a contribuir para a formação e participação dos jovens nessa área.
Segundo Flávio Durães, pesquisas indicam um aumento da demanda por apoio psicológico no contexto de pandemia de Covid-19. Entre os motivos estão a mudança no estilo de vida, com o trabalho em home-office e as aulas on-line; e também o luto diante do grande número de mortos.
“Hoje a situação é melhor, mas não há dúvidas de que esse tema está na pauta. É natural que o jovem queira entender a saúde mental e sua dimensão coletiva também”, sustenta Durães, sobre a escolha do tema pelos próprios participantes do PJ Minas.
Apoio relacional
Uma outra frente de atuação da Psicologia da PUC Minas será o apoio relacional aos coordenadores em algum caso ou problema específico envolvendo uma situação ou algum estudante. Não se trata de atendimento clínico, mas de um suporte para uma atuação mais qualificada do coordenador, conforme lembra Durães. Inicialmente, esse apoio será oferecido até o final de maio, por meio de agendamento prévio.
A parceria se estende, ainda, à área de Mídias Digitais da ALMG, que está retomando a série PUC Responde, no Instagram. A partir de uma caixa de perguntas nos stories, os jovens enviam dúvidas sobre o tema da edição, e a equipe da universidade responde, por meio de pequenos vídeos. Esses vídeos são postados, também, no Facebook e na playlist do PJ Minas no YouTube.
Parceria traz segurança aos coordenadores
Ter um referencial teórico e, ainda, uma escuta aberta e de qualidade amplia a segurança dos coordenadores do PJ Minas para lidar com o tema Saúde Mental dos Jovens. A avaliação é de Lucas Medau, coordenador do projeto em Monte Sião (Sul). “O PJ Minas é democrático, e todas as parcerias são bem-vindas. Mas essa é fundamental”, reforça.
Para ele, a discussão do tema desta edição pede ainda mais cuidados e postura dos coordenadores. “Não vamos discutir doença mental, mas a promoção da saúde. Não se trata de terapia em grupo, mas do que os jovens podem fazer. Essa delimitação é norteadora”, opina.
A coordenadora do PJ Minas em Belo Horizonte e no Polo Metropolitano, Edelways Campos, também aponta que o apoio especializado será bom para coordenadores e alunos. “A expectativa é grande, em função dos impactos da pandemia. E, às vezes, a gente pode se sentir desamparado, despreparado”, justifica.
Segundo ela, com o isolamento, muitos jovens se voltaram ainda mais para as redes sociais e a internet e passaram a se comparar mais, gerando angústia e depressão. “A sociedade não olha para isso com a seriedade que deveria. O jovem tem que ser escutado. É uma necessidade real”, aponta.
Ricardo Moreira, da coordenação estadual do PJ Minas, cita notícias veiculadas pela imprensa e que apontam um aumento da intolerância entre os alunos na volta às aulas pós-pandemia. “Todos estão muito ansiosos e propensos aos embates depois desses dois anos com a falta de contato presencial”, aponta.
O coordenador salienta que o tema da saúde mental perpassa tudo, é uma condição do jovem. Por isso, a grande importância do suporte aos coordenadores locais. “Quanto mais parcerias e suporte ao PJ Minas, mais robusto ele se torna”, celebra Ricardo Moreira.
PJ Minas
O PJ Minas é um projeto de educação política e cidadã que cria a oportunidade para que os jovens conheçam melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual. Além da PUC Minas, também são parceiras da ALMG as câmaras municipais. Esta edição tem 130 municípios participantes, divididos em 18 polos regionais.