Comissão debate as lições das privatizações dos anos 1990
Convidada para reunião nesta quarta (13) é a economista Elena Landau, ex-diretora de privatização do BNDES.
12/04/2022 - 13:36Debater com a economista Elena Landau o processo de privatizações ocorrido na década de 1990 no Brasil e suas lições para o presente é o objetivo de audiência pública que será realizada nesta quarta-feira (13/4/22), às 14 horas, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
A reunião atende a requerimento do presidente da Comissão Extraordinária das Privatizações, deputado Coronel Sandro (PL), e será no Plenarinho IV.
Acompanhe a reunião ao vivo e participe do debate.
Mestre em economia e advogada, formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Elena Landau foi diretora de Desestatização do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) durante o governo de Fernando Henrique Cardoso e presidente do Conselho de Administração da Eletrobrás.
Em posicionamentos divulgados recentemente em veículos da imprensa nacional, Elena Landau tem criticado o processo de privatização da Eletrobrás atualmente em curso no País e defendido que não funciona discutir a privatização no varejo.
Segundo ela, a privatização tem que ser instrumento de Estado e, como responsabilidade fiscal, não pode ser um fim em si mesma.
A especialista foi ainda professora do Departamento de Economia da PUC-RJ e da Faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas, e, até recentemente, era a coordenadora acadêmica do Livres, que se identifica como associação civil sem fins lucrativos que atua como um movimento político suprapartidário em defesa do liberalismo, desenvolvendo lideranças, projetos de impacto social e curadoria de políticas públicas.
Diagnóstico
A Comissão Extraordinária das Privatizações iniciou seus trabalhos em junho do ano passado, tendo por objetivo realizar debates sobre requisitos constitucionais e legais para esse processo; apurar e discutir as vantagens e as desvantagens para o Estado; e analisar outros procedimentos capazes de potencializar a recuperação e a retomada do crescimento econômico em Minas.
Após um diagnóstico da situação, cabe à comissão apresentar propostas de ações, que serão encaminhadas à Mesa da Assembleia.