Direitos das pessoas com TEA também serão debatidos - Arquivo ALMG

Mães de autistas relatam experiências em audiência pública

Os desafios diários na busca de direitos serão debatidos com representantes do poder público, nesta quinta-feira (7).

06/04/2022 - 11:08

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai debater, em audiência pública, a construção e a vivência da maternidade por mães de autistas, e os desafios diários enfrentados para assegurar direitos e acolhimento na sociedade. A reunião será nesta quinta-feira (7/4/22), às 14 horas, no Auditório José Alencar.

Acompanhe a reunião ao vivo e participe do debate.

A audiência pública foi solicitada pela presidenta da comissão, deputada Ana Paula Siqueira (Rede), também por ocasião do dia mundial de conscientização do autismo, celebrado todo 2 de abril. A parlamentar explica que a reunião foi motivada pela proposta de dar voz às mães de pessoas com autismo para que possam falar sobre suas experiências e também para que, a partir das suas histórias de vida, possam ser pensados aprimoramentos de políticas públicas, principalmente na perspectiva da inclusão.

“A proposta é falar sobre o autismo a partir do olhar das mães e dos seus desafios, mas também escutando médicos, especialistas e o poder público, que deve ter políticas para garantir os direitos dessas famílias”, afirma Ana Paula Siqueira.

Convidados

Para o debate, foram convidados os secretários de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti Vitor; de Educação, Julia Figueiredo Goytacaz Sant'Anna; e de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá e Mello Jacometti. Também foi convidado o psiquiatra e professor adjunto do Departamento de Saúde Mental da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Antônio Marcos Alvim Soares Júnior, e representantes de entidades representativas de mães e apoiadores de pessoas com espectro autista.

“A Assembleia Legislativa tem essa característica de ser a Casa de encontros e da representatividade. No caso do Transtorno do Espectro Autista (TEA) ainda mais”, explica a deputada.