Gil César ocupou cargos no Poder Executivo e nos Legislativos municipal, estadual e federal - Arquivo ALMG

Morre o ex-deputado Gil César Moreira de Abreu

Engenheiro conhecido pela construção do Mineirão, ele tinha 90 anos e atuou no Parlamento mineiro na década de 1980.

25/03/2022 - 18:45

O ex-deputado estadual Gil César Moreira de Abreu morreu nesta sexta-feira (25/3/22), aos 90 anos. Natural de Juiz de Fora (Zona da Mata), ele foi vereador em Belo Horizonte (1973-1977), deputado estadual (1983-1987) e também deputado federal (1987-1991), membro da Assembléia Nacional Constituinte. 

Gil César ainda ocupou outros cargos públicos em Minas Gerais, tendo, inclusive, se afastado da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), entre outubro de 1984 e maio de 1986, para assumir a então Secretaria de Estado das Minas e Energia.

No Legislativo mineiro, foi presidente da Comissão de Assuntos Municipais e Planejamentos Regionais e integrou a Comissão de Defesa do Meio Ambiente, como membro efetivo, e as Comissões de Assuntos da Sudene e Estímulos Fiscais e de Economia e Obras Públicas, como suplente. 

"Lamento profundamente o falecimento do engenheiro e político mineiro Gil César Moreira de Abreu. Responsável pela construção do Mineirão na década de 1960, Gil sempre foi uma pessoa amena, amiga e carinhosa, além de um grande amigo dos meus pais. A sua paixão pelo Gigante da Pampulha inspirou a todos os mineiros e marcou a história do nosso futebol. Minhas sinceras condolências à família e aos amigos", afirma o presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus (PV).

A causa da morte do ex-parlamentar não foi revelada, e seu velório será restrito a familiares.

Mineirão

Gil César Moreira de Abreu ganhou notoriedade por chefiar a construção do Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão, inaugurado em 1965, e de outros estádios e centros esportivos no País. Ele tinha formação em Engenharia Civil e também em Planejamento Urbano e Administração Municipal, ambas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).