Visita aconteceu nesta quinta (20), no Salão Nobre

Embaixador italiano visita a Assembleia

Diplomata explicou que pretende estreitar os laços com Minas Gerais, segundo mais importante parceiro brasileiro.

20/01/2022 - 16:45 - Atualizado em 24/01/2022 - 12:11

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Agostinho Patrus (PV), e o 2º secretário da Casa, deputado Carlos Henrique (Republicanos), receberam, nesta quinta-feira (20/1/21), a visita do embaixador da Itália no Brasil, Francesco Azzarello. O encontro foi no Salão Nobre e contou, ainda, com as presenças do cônsul italiano, Dario Savarese, e de Francesco Moliterni , presidente da Leonardo no Brasil, segundo maior grupo industrial daquele País no Estado, atrás apenas da Fiat.

Minas Gerais é o primeiro Estado brasileiro a ser visitado pelo embaixador. Azarello afirmou que Minas ocupa o segundo lugar no Brasil na relação comercial com a Itália. O objetivo da visita, segundo ele, foi estreitar os laços comerciais, com vistas à transferência de tecnologia.

Ele ressaltou, ainda, a afinidade entre os dois países, ao lembrar que no Brasil se concentra a maior comunidade italiana fora de sua origem, com cerca de 32 milhões de pessoas. Por outro lado, a nação europeia abriga cerca de 150 mil brasileiros.

O presidente da Assembleia reconheceu que a chegada da Fiat a Betim (Região Metropolitana de Belo Horizonte) concedeu à Minas outra dimensão de desenvolvimento econômico, permitindo agregar valor ao minério, principal matéria-prima produzida no Estado. “Mudou a nossa história”, reforçou.

Agostinho Patrus assegurou que o parlamento mineiro se coloca à disposição para colaborar com mais ações efetivas entre as duas nações e, se for o caso, com o aprimoramento de legislações para evitar qualquer impedimento na atração de novas empresas italianas para o território.

Presentes

Agostinho Patrus e Azarello trocaram livros como presentes. O presidente da Assembleia entregou exemplares do livro “Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho” aos representantes italianos e recebeu de volta a obra “A Embaixada da Itália em Brasília – poéticas da arquitetura italiana no Brasil”.