Identidade visual criada para 2022 reflete a importância do diálogo e da solidariedade
Othon Fajardo (direita) foi aluno, monitor e, agora, será coodenador do PJ Minas em Madre de Deus de Minas
PJ Minas amplia participação de câmaras municipais

PJ Minas de 2022 terá 130 câmaras participantes

Do total de cidades, 28 ingressam agora no projeto; divididos em 18 polos, estudantes vão debater saúde mental do jovem.

23/12/2021 - 12:13 - Atualizado em 23/02/2022 - 12:25

O Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) de 2022 terá a participação de 130 câmaras municipais, sendo 28 ingressantes. Os municípios serão divididos em 18 polos para a discussão do tema "Saúde Mental do Jovem", escolhido pelos próprios estudantes do projeto. A organização inicial da edição, com definição dos polos e das coordenações regionais, foi finalizada nesta semana, após encontro de coordenadores do PJ Minas, realizado neste mês.

O PJ Minas é um projeto de educação política e cidadã desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo (ELE), em parceria com a PUC Minas e câmaras municipais. A última edição (2020/2021), que foi bianual em função da pandemia de Covid-19, foi finalizada com 102 câmaras, sendo 25 ingressantes, divididas em 17 polos. O tema foi "Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável".

Formação – O Curso de Formação dos coordenadores municipais foi realizado entre os dias 6 e 9 de dezembro, de forma remota. Coordenadores que já conhecem o PJ Minas e também os novatos foram recepcionados, puderam discutir o regulamento do projeto e seu calendário e ainda tiveram um contato inicial com o tema, por meio de exposições. Em seguida, fizeram a composição dos polos e a escolha do coordenador regional e do interlocutor social de cada polo, figuras que fazem a ponte entre os municípios e a ALMG.

Bruno Otílio, vereador de Nova Resende (Sul de Minas), teve o primeiro contato com o PJ Minas pelas redes sociais e, na campanha para vereador, vislumbrou a possibilidade de levar a proposta para sua cidade. “Fiz várias propostas para a juventude, e a força deles me surpreendeu”, enfatiza. Ele conta que perdeu o prazo de inscrição em 2021, mas passou a acompanhar o projeto nas cidades vizinhas de Guapé e Juruaia. “Fui até lá para acompanhar as plenárias e fiquei apaixonado”, revela.

Nova Resende será, então, uma das ingressantes no PJ Minas 2022, e Bruno será o coordenador municipal do projeto. Ele já trabalhou nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e de Atenção Psicossocial (Caps) da cidade e, por isso, também está animado com discussão do tema "Saúde Mental do Jovem". “Teremos auxílio de dois psicólogos do Cras e um do Caps, além do apoio da prefeitura e dos professores. Será um projeto para a cidade”, afirma.

A cidade de Madre de Deus de Minas (Região Central) está retornando ao PJ Minas, depois de três anos. Othon Fajardo, vereador do município, participou do projeto em 2017 como aluno, em 2018 como monitor e, agora, será coordenador. Liderança nata desde os tempos de escola, ele conta que usou também a experiência adquirida no projeto para incentivar os jovens a participar da política e acabou sendo o vereador mais votado da cidade em 2020.

“A volta do PJ para Madre de Deus de Minas foi uma de minhas promessas de campanha. É essencial para a participação dos jovens. Foi no projeto que aprendi que a consciência política é o mais importante e rompi com o receio que tinha de ingressar na política”, salienta. Othon revela que, hoje, pensa não mais em ser candidato a vereador, mas em incentivar a candidatura de vários jovens.

Identidade visual prega o diálogo

O PJ Minas também já está de cara nova. Para ilustrar o tema "Saúde Mental do Jovem", escolhido para 2022, o projeto ganhou nova identidade visual, que reflete, justamente, a importância do diálogo, da empatia e da solidariedade para o enfrentamento desse problema. A proposta é que o tema seja tratado com os estudantes de forma propositiva, tendo como foco a busca de caminhos e soluções para a prevenção de problemas e a proteção da saúde mental do jovem.

A nova marca foi desenvolvida pela equipe da ALMG, também num processo colaborativo. “Não é possível colocar todas as ideias em uma marca. Então, me baseei na falta que sentimos uns dos outros neste momento de pandemia”, conta Diogo Magalhães, designer gráfico da Gerência de Publicidade e Comunicação Visual da ALMG.

Na escolha do tema, realizada no dia 30 de setembro, "Saúde Mental do Jovem" recebeu quase 60% do total de votos, e muitos estudantes argumentaram em favor dessa discussão justamente por sua pertinência no momento de isolamento social provocado pela Covid-19. “A marca retrata o próprio PJ Minas, que tem essa proposta de diálogo, de proximidade e de discutir temas que afetam as pessoas”, afirma Diogo.

Apesar da grande carga emocional do tema, a identidade visual segue a perspectiva de um debate propositivo sobre saúde, interação e ação coletiva em prol da saúde mental. Por isso, as cores são alegres, e a cena é movimentada, com um abraço – tão desejado na pandemia – e a ideia de que todos podem se ajudar. Diogo também destaca o foco na política de comunicação da ALMG, que está presente na marca em atributos como proximidade, pelo uso de uma linguagem jovem, e continuidade, pelo próprio caráter do evento.

Coletivo – A integração que a marca busca transmitir também foi um ponto importante na própria criação da imagem, como destaca Clair Câmara, da Gerência de Relações Públicas e Cerimonial da ALMG. Ela coordena o grupo Juventude Comunica, que reúne servidores de várias áreas envolvidas nos eventos e projetos voltados para os jovens. A criação conjunta, segundo ela, reduziu as dissonâncias.

“O briefing com as orientações sobre a identidade visual foi muito compartilhado. Desde a criação do Juventude Comunica, tem sido feito assim, em contato constante com a Escola do Legislativo, e praticamente não há erros. Fica claro o que eles querem e também o que não é adequado”, diz.