Instituição se baseia nos princípios da agroecologia, da economia solidária, da segurança alimentar e da sustentabilidade - Arquivo ALMG

Comissão parlamentar visita centro agroecológico em BH

Objetivo é conhecer trabalho da instituição em prol da agroecologia e da sustentabilidade, na perspectiva das mulheres.

14/12/2021 - 10:55

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) visita nesta quarta-feira (15/12/21), às 9 horas, o Centro de Vivência Agroecológica (Cevae), no Bairro Granja de Freitas, Região Leste de Belo Horizonte.

Consulte a pauta da visita.

Segundo a presidente da comissão e solicitante da visita, Ana Paula Siqueira (Rede), a intenção é conhecer melhor o trabalho realizado no local, que alia segurança alimentar e preservação ambiental, com o desenvolvimento de agricultura urbana sem o uso de agrotóxicos.

O Cevae Taquaril apresenta como característica o apoio às iniciativas de inúmeras associações locais e parcerias com as políticas públicas municipais. Sua área construída é usada para encontros e reuniões em que são discutidos os interesses da comunidade.

Em seus canteiros há produção de hortaliças, plantas medicinais, frutas, plantas ornamentais e criação de pequenos animais. Suas atividades agroecológicas são práticas de agricultura familiar, combatendo o processo de exclusão social e atuando em favor da homogeneização da paisagem.

“Sabemos que as mulheres chefiam a maior parte das moradias nas comunidades periféricas, por isso, esses espaços são também importantes enquanto política pública de apoio às mulheres. Na pandemia, ficou ainda mais evidente para a sociedade a relevância da consciência da preservação ambiental e da priorização da agroecologia. Paralelo a isso, temos um cenário de maior vulnerabilidade social das famílias”, afirma Ana Paula Siqueira, que além de presidir a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher também é coordenadora da Frente da Agroecologia, Agricultura Familiar e Segurança Alimentar.