A feira comercializa doces, quitandas, hortigranjeiros, queijos e artesanatos

Feira de agricultura familiar é reaberta na Assembleia

Primeiro evento aberto ao público desde o início da pandemia, a feira marca os 73 anos da Emater.

07/12/2021 - 13:22

Ao comemorar o Dia Nacional do Extensionista e os 73 anos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), celebrados na segunda-feira (6/12/21), a Feira da Agricultura Familiar, exposta nesta terça-feira (7), marca, também, o primeiro evento aberto ao público desde o início da pandemia, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O evento foi realizado no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira (Edjao).

Na abertua oficial, foi assinado um termo de cooperação mútua entre a Assembleia e a Emater, para a realização de duas feiras semestrais. A mostra ficou suspensa durante o fechamento da Casa, imposto pelas restrições sanitárias para enfrentamento da Covid-19.

Para o presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus (PV), a feira se constitui num ato simbólico que representa parte da história de Minas, com a exposição de produtos de qualidade e de exclusividade da agricultura familiar. Ele homenageou as produtoras e produtores do Estado por terem mantido a atividade durante a pandemia, evitando o desabastecimento de alimentos.

“A homenagem desta Casa a quem planta, colhe, cria, tem que ser eterna”, afirmou. Ele também antecipou que a reabertura será gradual, mas acredita que em pouco tempo a frequência da feira pode chegar a ser mensal ou até quinzenal.

O vice-presidente da Assembleia, deputado Antonio Carlos Arantes (PSDB), também comemorou o retorno do evento. “O principal é a distribuição de renda que isso representa, mas, também, é alegria, confraternização, saúde e turismo”, exaltou.

A feira contou com a participação de produtores de 20 municípios, em 27 estandes. Foram comercializados doces, quitandas, hortigranjeiros, queijos e artesanatos.

Premiação

O presidente da Emater-MG, Otávio Maia, comemorou, ainda, o primeiro lugar obtido pela autarquia no prêmio nacional Melhores do Agronegócio 2021, concedido pela revista Globo Rural e Editora Globo, na categoria Serviços Agropecuários. Ele ressaltou, ainda, o 2º lugar obtido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), no ranking divulgado pela mesma revista. Foi a melhor colocação de uma empresa de pesquisa.

Segundo Maia, o reconhecimento das duas autarquias mineiras representa a força da agricultura para o Estado.

A prioridade da agricultura familiar foi, mais uma vez, defendida pela secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Maria Soares Valentini. “Por mais que o governo pense em saúde, segurança e educação, é preciso acrescentar a agricultura familiar para o desenvolvimento do Estado”.

A Emater, segundo a secretária, está presente em 806 municípios e já existe solicitação para abertura de mais escritórios em outras cidades. Ana Valentini reafirmou que o Estado está com grande empenho para fortalecer os serviços oferecidos aos pequenos agricultures.

A autarquia, pioneira no País em extensão rural e assistência técnica, realizou, este ano, cerca de 2 milhões de atendimentos a aproximadamente 350 mil produtores, a maioria da agricultura familiar.

Homenagens

Durante a solenidade de abertura da feira, o presidente Agostinho Patrus entregou votos de congratulações ao coordenador da Frente Gastronômica Mineira, Edson Puiati, e ao diretor do Restaurante Maria das Tranças e ex-coordenador da Frente, Ricardo Rodrigues. A homenagem foi em razão do destaque dos dois profissionais em suas áreas de atuação e por suas contribuições para elevar a gastronomia no Estado.

Agostinho Patrus afirmou que a gastronomia agrega valor aos produtos mineiros e contribui para o turismo no Estado, no qual a comida se mostra como grande atrativo. Ele lembrou que o setor foi muito prejudicado pela pandemia, com o fechamento de muitos restaurantes, e que merece todo o apoio do Parlamento mineiro, citando a Lei 23.801, de 2021, que institui o Plano de Regularização e Incentivo para a Retomada da Atividade Econômica no Estado de Minas Gerais, o Recomeça Minas, que prevê redução do ICMS para o setor durante a pandemia.

A Lei foi originária no Projeto de Lei (PL) 2.442/21, de autoria coletiva e que tem como primeiro signatário o presidente da ALMG.

Atrações

No encerramento da cerimônia de abertura da feira, o público assistiu a uma apresentação do Trio Patrulha Rural, formado por policiais militares, e também à exibição “Cozinha Show”, com a demonstração da chef Rosilene Campolina, que preparou aperitivos e uma receita ao vivo com ingredientes encontrados na feira.