Notícias Rss

Deputado João Leite e César Mori já estiveram em outras audiências da Comissão sobre o desenvolvimento ferroviário no Estado - Arquivo ALMG
Deputado João Leite e César Mori já estiveram em outras audiências da Comissão sobre o desenvolvimento ferroviário no Estado - Arquivo ALMG - Foto:Guilherme Dardanhan
02/12/2021 15h35

Comissão debate projetos ferroviários do Sul de Minas

Obras na linha entre Lavras e Varginha e propostas de trens turísticos de passageiros estão na pauta.

Projetos ligados ao chamado Circuito Ferroviário Vale Verde (CFVV), no Sul de Minas, estão na pauta da Comissão Pró-Ferrovias Mineiras, que se reúne nesta sexta-feira (3/12/21), às 15 horas, no Auditório José Alencar da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). As obras previstas para o trecho entre Lavras e Varginha estão entre os tópicos a serem debatidos.

São aguardados representantes do Ministério do Turismo, da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), da VLI Logística - que opera a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) - e do Ministério Público Federal, entre outras autoridades e especialistas da área.

Acompanhe a reunião ao vivo e participe do debate, enviando dúvidas e comentários.

O presidente do Circuito Vale Verde, César Mori, adianta que a audiência busca um avanço nas negociações com a VLI, visando destravar os projetos no Sul de Minas, em especial a reforma da linha entre Lavras e Varginha. A cessão de material rodante também vem sendo negociada há seis anos, segundo ele.

Um dos projetos do CFVV é de operação de um trem turístico de passageiros em um trecho de cargas que não é mais usado pela concessionária. O trem circularia entre Perdões, Ribeirão Vermelho, Lavras e Itumirim, chegando até Carrancas e totalizando aproximadamente 100 quilômetros de passeio, com três estações.

Vários municípios do Sul de Minas experimentaram grande progresso durante o período de desenvolvimento do transporte ferroviário. Muitas oficinas da extinta Rede Ferroviária Federal se localizavam na região, que também concentrava entroncamentos para outros estados.

Outra iniciativa do CFVV é de implantação de um trem entre Lavras e Três Corações, chamado “Expresso do Rei”. Até mesmo uma locomotiva automotriz, usada entre Lavras e Cruzeiro (SP) nas décadas de 1950 e 1960, foi restaurada para operar o trecho.

A audiência foi solicitada pelo deputado João Leite (PSDB), que comemora os avanços no setor ferroviário em Minas, a partir também do trabalho da comissão. Segundo ele, além de todo um marco legal aprovado pelo Legislativo e da criação da Superintedência Ferroviária no âmbito do Executivo, há pedidos de autorização junto ao Governo Federal para operação de transporte, não apenas de minérios, mas também de grãos.

"Tínhamos quatro pedidos. Agora temos mais quatro", enfatizou. João Leite também citou o Plano estratégico Ferroviário (PEF), que levantou trechos superavitários para transporte turísticos de passageiros e de carga. "Há uma revolução ferroviária no Brasil e em Minas", avaliou.


Tópicos:
Últimas Notícias

Notícias

20/01/2022

Embaixador italiano visita a Assembleia

Diplomata explicou que pretende estreitar os laços com Minas Gerais, segundo mais importante parceiro brasileiro.

19/01/2022

Rádio Assembleia reprisa episódios do Músicos de Minas

Desde 2019, programa especial entrevistou veteranos e novatos da cena musical mineira.

17/01/2022

Doações fazem a diferença na vida dos atingidos pelas chuvas

Campanha da ALMG une os esforços de toda a sociedade para ajudar pessoas que perderam tudo o que tinham nas enchentes.

13/01/2022

Assembleia destina R$ 106,5 milhões para vítimas das chuvas

Verba foi economizada pelos deputados em 2021 e foi devolvida ao Executivo nesta semana.

21/01/2022 Direcionamento Estratégico - 2020-2030
00:01:13 | Download (2310kb)

21/01/2022 Empresas que financiam projetos de pesquisa podem receber incentivos em Minas
00:02:48 | Download (2627kb)
facebook facebook
Carregando Carregando posts...
Twitter Twitter
Twitter