A deputada Delegada Sheila é vice-presidente da Comissão de Segurança Pública e uma das solicitantes da reunião - Arquivo ALMG

Violência sexual contra criança e adolescente será discutida

Debate da Comissão de Segurança Pública na terça (30) analisará, entre outros temas, se pedofilia cresceu na pandemia.

29/11/2021 - 15:17

Analisar as estatísticas de 2020 e 2021 relativas aos crimes de pedofilia no Estado e debater a implementação de novas políticas públicas para o combate e a prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Este é o objetivo da audiência pública que a Comissão de Segurança Pública realiza nesta terça-feira (30/11/21), a partir das 14 horas, no Auditório da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Acompanhe a reunião ao vivo.

O debate atende a requerimento das deputadas Delegada Sheila (PSL), Celise Laviola (MDB) e Ione Pinheiro (DEM) e do deputado Gustavo Mitre (PSC). Eles são integrantes da Frente Parlamentar Mista “Juntos Contra a Pedofilia”, criada em setembro de 2019.

Como pano de fundo do debate está o suposto crescimento nesse tipo de violência em virtude do isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19, conforme lembra Delegada Sheila, que é vice-presidente da Comissão de Segurança Pública.

“Precisamos analisar os dados do último ano e os disponíveis de 2021 relativos a todos os crimes contra a infância, sobretudo agora com a flexibilização das atividades pós-pandemia. E a audiência pública ainda reunirá importantes atores na proteção das crianças em nosso Estado. Por isso será de fundamental importância para pensarmos em medidas mais eficientes na defesa de crianças e adolescentes”, destaca Delegada Sheila.

Além das deputadas e dos deputados estaduais, a Frente Parlamentar Mista “Juntos Contra a Pedofilia” é composta ainda por vereadores de Belo Horizonte e deputados federais, além de outros profissionais. Ela reúne uma equipe multidisciplinar que atua na prevenção e no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

A frente decidiu reforçar sua atuação em virtude da maior exposição de menores de idade à internet durante a pandemia, com a interrupção das aulas presenciais e o afastamento dos alunos da escola.

As escolas são consideradas por especialistas no tema como uma importante rede de apoio não só no aspecto educacional, mas também no combate à violência física, psicológica e sexual às crianças e adolescentes.

Convidados

Para a audiência pública foram convidados representantes das Polícias Civil e Militar e do Ministério Público. Também foi convidada a líder do Projeto Quebrando o Silêncio da Igreja Adventista do Sétimo Dia da Região Central de Minas, Rita de Cássia Cardoso dos Santos Lima, que já confirmou presença.