Durante a visita, deputados destacaram a qualidade dos produtos expostos e a importância do evento para a economia do Estado

Comissão de Turismo e Gastronomia visita Expocachaça

Deputados valorizam evento como vitrine para a cachaça e outros produtos mineiros como cerveja, café e queijo.

25/11/2021 - 21:07

Deputados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), especialmente da Comissão Extraordinária de Turismo e Gastronomia, visitaram nesta quinta-feira (25/11/21) a Expocachaça e a Brasilbier. Os eventos, que acontecem de 25 a 28 deste mês na Serraria Souza Pinto, estão em sua 30ª e 14ª edição, respectivamente.

Criada em Minas Gerais em 1998, a Expocachaça é a mais importante e conceituada vitrine mundial da cadeia produtiva e de valor dessa bebida. Com a realização simultânea da Brasilbier, duas cadeias produtivas de bebidas artesanais se unem - a da cachaça e a das cervejas artesanais -, divulgando produtos mineiros de qualidade nos mercados interno e externo.

O presidente da Comissão de Turismo e Gastronomia, deputado Mauro Tramonte (Republicanos), destacou a parceria entre produtores de cachaça, cerveja, doces e café para a exposição de produtos na feira. “Todos colaboraram para mostrar à sociedade mineira o que é a nossa gastronomia e a nossa cultura”, valorizou.

Cultura mineira

O parlamentar exaltou a qualidade dos produtos mineiros em exposição, considerando-os “os melhores do Brasil”, muitos inclusive na pauta de exportação do Estado. Ele complementa que a feira, além de promover a comercialização desses itens, mostra para os mineiros os frutos de sua própria cultura, englobando a gastronomia, o turismo e outros aspectos.

Também membro da comissão, o deputado Gustavo Mitre (PSC) considerou a exposição um evento grandioso em vários aspectos. “Não se trata só da cachaça. Temos aqui maquinário para fabricação da bebida, doces de vários locais do Estado, além de café, queijos”, realçou.

Além disso, o evento, na avaliação dele, une o turismo e a gastronomia e movimenta a economia, por meio da atração de investimentos, da ocupação dos hotéis e do intercâmbio entre produtores de várias cidades mineiras.

Na mesma linha, o deputado Marquinho Lemos (PT) qualificou o evento como muito mais que uma feira. “Ele traz para a Capital tudo o que o interior produz, principalmente na gastronomia; temos de tudo um pouco, desde o doce, o queijo, o chope, além de ser mostrado como é sua fabricação”, disse.

Agricultura familiar

Outra vantagem da Expocachaça e da Brasilbier, de acordo com ele, é a vitrine que o encontro propicia para a agricultura familiar, que consegue gerar renda e desenvolvimento para os envolvidos. Também prestigiou o evento na Serraria Souza Pinto o deputado Virgílio Guimarães (PT).

Apreciadoras da cachaça

Durante a visita, também foram ouvidas participantes da exposição, mulheres que mostram que o consumo da cachaça, antes associado aos homens, agora caiu no gosto do público feminino.

É o que demonstra a fala da sommelier de cachaça Francine Russo, que abordou a profissionalização da sua atividade, que exige estudo e certificação. Também influenciadora digital, Francine, que é conhecida como a "Loira da cachaça", afirmou que o evento é um "copo cheio" para ela, literalmente. E ainda deu dicas de como apreciar e valorizar uma boa aguardente. 

Outro nome de destaque entre as mulheres foi o de Daniele Sarmento, produtora da cachaça Salineira. Como indica o nome, a bebida é fabricada em Salinas (Norte de Minas) por Daniele, que é sobrinha de Anísio Santiago, produtor da lendária cachaça Havana. A empresária destacou as qualidades da Salineira, que é envelhecida em tonéis de bálsamo e engarrafada em vidro, deixando o produto com a cor dourada e sabor ligeiramente semelhante ao de amêndoa.