Comissão visita simpósio de recursos hídricos em BH

Objetivo da atividade nesta quinta (25) é obter informações sobre gestão de recursos hídricos no Estado.

24/11/2021 - 14:59

Conhecer o panorama da gestão de recursos hídricos no Estado. Esse é um dos objetivos de visita que a Comissão de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai realizar, nesta quinta-feira (25/11/21), ao 24º Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, a Expohidro, em Belo Horizonte.

Acompanhe a reunião e participe dos debates, enviando dúvidas e comentários.

A atividade será às 14 horas, no Pavilhão 1 do Expominas, à Avenida Amazonas, 6.200, na Gameleira. Solicitada pelo presidente da comissão, deputado Noraldino Júnior (PSC), a visita também vai possibilitar que se conheça os resultados do Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (Progestão) em 2021, conduzido pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam).

Segundo o parlamentar, a comissão foi convidada pelo Igam a participar de painel sobre a gestão das águas de Minas Gerais. "O XXIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos é o maior evento nacional na área de recursos hídricos. Por isso, a participação da comissão no evento é tão importante, pois teremos detalhes de como foi a gestão de recursos hídricos em nosso Estado e quais são os planos para o futuro", enfatizou o parlamentar.

Evento foca recursos hídricos em diversas esferas

Promovido pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), o evento, que ocorre até esta sexta-feira (26), tem como tema “Água em pauta: Múltiplas Dimensões”.

O simpósio, realizado a cada dois anos, reúne profissionais, área acadêmica e sociedade para compartilhamento e discussão de assuntos da área. Neste ano, conta com o apoio do Governo de Minas e de entidades parceiras e deve reunir, nos cinco dias de duração, mais de 3 mil pessoas.

Serão enfocados os recursos hídricos nas mais diversas esferas, abordando desde planejamento e gestão, processos hidráulicos, hidrologia urbana, até proteção de mananciais e recuperação ambiental de bacias, além de trazer para o debate as inovações em monitoramento e gestão de dados.

Esforço - No site do evento, a presidente da Comissão Organizadora Local e secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, enfatizou que o Estado vem se desenvolvendo e se destacando por suas medidas em diferentes áreas para garantir quantidade e qualidade dos recursos hídricos para os diversos usos.

“O Programa Água Doce (PAD) em Minas, por exemplo, tem a previsão de levar, até o final deste ano, água potável e de qualidade a mais de 30 mil pessoas do semiárido mineiro. Por meio do Igam, há reformulação no processo de concessão das outorgas de direito de uso da água, remodelagem do gerenciamento dos recursos hídricos no âmbito dos comitês de bacia, e fortalecimento da previsão de eventos críticos”, salientou.