O deputado Marquinho Lemos recebeu as propostas da sociedade civil, que agora serão analisadas pela Comissão de Participação Popular
Orçamento 2022 - Sugestões da sociedade são analisadas para possível inclusão no plano de metas

Desafios da pandemia motivam pedidos de revisão ao orçamento

Comissão recebeu propostas oriundas de discussão participativa do PPAG, que agora começam a tramitar na ALMG.

16/11/2021 - 18:16

Os relatores dos grupos temáticos da Discussão Participativa do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) 2020-2023, revisão para 2022, entregaram oficialmente aos parlamentares as propostas priorizadas durante os encontros. A entrega se deu em audiência pública da Comissão de Participação Popular (CPP) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta terça-feira (16/11/21).

Consulte o resultado e assista ao vídeo completo da reunião.

O presidente da comissão, deputado Marquinho Lemos (PT), abriu a reunião salientando que foram realizados, entre outubro e novembro, cinco encontros regionais e quatro encontros temáticos, todos virtuais em função da pandemia de Covid-19, para discutir a revisão do orçamento para o próximo ano. Participaram dos debates representantes de 75 entidades da sociedade civil de diferentes regiões do Estado.

Como resultado da discussão participativa, foram entregues à comissão 58 propostas de revisão. Durante a sua apresentação, os relatores ressaltaram dificuldades decorrentes da crise sanitária, como obstáculos para a distribuição de produtos da agricultura familiar e empobrecimento da população, de forma que algumas ações previstas no plano precisarão, segundo discutido nos grupos temáticos, ser rearranjadas. 

Assim, o grupo que tratou da agropecuária e da agricultura familiar, por exemplo, reivindicou a inclusão de nova ação no PPAG com vistas à estruturação de centros de distribuição de produtos da agricultura familiar, conforme indicado pelo seu relator, Luís Vinícius Gouveia.

Outra nova ação seria para o desenvolvimento de plataforma virtual para divulgar e vender tais produtos. Luís Vinicius Gouveia também indicou a necessidade de estudo para universalização do acesso à internet na zona rural. 

A relatora do tema de assistência social, Ivone Pereira Silva, por sua vez, lembrou das dificuldades financeiras das famílias, que foram aprofundadas diante da pandemia. O grupo solicitou, assim, a ampliação das metas físicas e financeiras de repasses para os municípios referentes ao piso mineiro da assistência social. Segundo ela, mais de 60% dos municípios recebem menos de R$ 3 mil por mês, o que é um “valor insignificante” para realizar os atendimentos necessários.

No programa relativo à transferência de renda para as famílias em situação de vulnerabilidade, o grupo também pediu aumento das metas físicas e financeiras, dessa vez com vistas a instituir um programa permanente de transferência de renda no Estado.

Também foi solicitado aumento de recursos para a regionalização do atendimento, já que atualmente, de acordo com Ivone Silva, existem apenas quatro Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e é necessário aumentar esse número para 11, de forma que eles atendam todo o território. 

Qualidade da água e agricultura familiar também geraram demandas para o PPAG

Outra preocupação dos grupos da sociedade civil que participaram das discussões foi com a qualidade e os usos da água no Estado. Assim, o relator do subgrupo 1 do tema recursos hídricos, Antônio Giacomini Ribeiro, apontou que o grupo identificou a necessidade de aumentar os recursos para a ação voltada ao monitoramento da qualidade da água da Bacia do Rio Jequitinhonha. Segundo ele, a intensa atividade de garimpo na região contamina os rios com mercúrio e, por isso, o monitoramento precisa ser mais frequente.

Já para as bacias localizadas na região do Triângulo Mineiro, o grupo pediu aumento na destinação de recursos para a realização de um planejamento hídrico mais amplo, já que algumas dessas bacias já registram sobreuso das águas.

O subgrupo 2 do tema recursos hídricos, relatado por Cecília do Carmo, pediu mais recursos para a construção de barragens com usos múltiplos nas regiões dos municípios de Teofilo Otoni (Jequitinhonha) e Governador Valadares (Rio Doce) e para a ação Irriga Minas, com vistas a aumentar o número de kits de irrigação a serem entregues aos agricultores familiares. 

Quem também apresentou propostas voltadas aos agricultores familiares foi Paulo Cesa Amorim Júnior, relator do tema agropecuária/agricultura familiar. O grupo pediu, entre outras coisas, a destinação de recursos para a criação de banco de sementes criolas e para promoção de políticas de saneamento básico. Ainda, foi solicitada aumento de verbas para ações de enfrentamento da violência doméstica na região do Vale do Mucuri. 

Turismo

O subgrupo 2 do tema cultura, relatado por Cláudio Nacif Gonçalves, também fez demandas nesse sentido e, ainda, solicitou a inclusão de uma ação para viabilizar um projeto de turismo intermunicipal. A proposta seria o incentivo e a estruturação de rotas entre os municípios de Diamantina, Conceição do Mato Dentro e Serro, na região Central, o “Caminhos de Saint Hilaire”, em homenagem ao naturalista francês que esteve no Brasil no século 19 e fez inúmeros registros do interior do País. 

Tramitação das sugestões populares

Cabe à CPP, após a avaliação das sugestões populares, transformá-las em Propostas de Ação Legislativa (PLEs) e concluir pela inclusão de programas e atividades no PPAG para 2022 ou pela geração de requerimentos com pedidos de providências ou informações. 

Como o PL 3.192/21, que trouxe a revisão do PPAG para 2022, já foi aprovado em definitivo, as sugestões serão acolhidas na nova ação “Atendimento às Demandas da Participação Cidadã”, incluída pela CPP, neste ano, durante a tramitação da matéria.

Essa nova ação visa, justamente, assegurar recursos orçamentários para a execução dos projetos e das atividades indicados pela população durante a discussão participativa. Ao final de todo o processo, a Assembleia encaminhará ao governo essas indicações e fará o acompanhamento de sua execução em 2022.