A delegação da ALMG visitou estandes e conversou com produtores e especialistas para subsidiar a atuação da Comissão de Agropecuária
Quem visita o Expominas tem contato direto com os últimos lançamentos do setor

Deputados visitam Semana Internacional do Café

Evento, referência no setor, contou com a participação de representantes da Comissão de Agropecuária e Agroindústria.

10/11/2021 - 19:28

Representando a Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), parlamentares visitaram, na tarde desta quarta-feira (10/11/12), a Semana Internacional do Café (SIC), evento que acontece até esta sexta (12), no Expominas, em Belo Horizonte, e que é referência mundial no setor. O objetivo foi conhecer a situação da cadeia produtiva do café, sobretudo no Estado, e assim subsidiar a atuação da comissão.

O saldo da visita, segundo o deputado Antonio Carlos Arantes (PSDB), que é produtor de café e 1º-vice-presidente da ALMG, foi positivo, levando em conta que boa parte do enfoque das discussões em andamento é a sustentabilidade.

“O café mineiro é sustentável por natureza. É uma planta que sequestra carbono e isso tem como saldo a preservação ambiental. O grande produtor já está consciente disso e cuida não somente da lavoura, mas também do solo, da água e da floresta ali ao lado. A nossa experiência hoje é bem diferente do passado”, disse o parlamentar.

Paradoxo

Sobre o evento, Antonio Carlos Arantes ressaltou a importância da participação da ALMG. “O mundo do café está aqui hoje. O balanço é que o Brasil e, sobretudo, Minas Gerais aprenderam a melhorar não somente a produtividade, como também a qualidade do seu produto, apesar de neste ano vivermos um paradoxo de um momento ao mesmo tempo bastante positivo, mas também de muitos desafios”, apontou.

O deputado lembrou os inúmeros problemas enfrentados pelos cafeicultores mineiros em 2021. Por um lado, estão a seca e geadas de intensidade sem precedentes, assim como o alto custo e o desabastecimento de insumos, como fertilizantes. Por outro, preços recordes pagos pela saca, apesar de muitos produtores terem assumido compromisso de venda, que agora não conseguem cumprir, por até menos da metade do preço 

Mineiridade

Os deputados Delegado Heli Grilo (PSL), presidente da Comissão de Agropecuária, e Bosco (Avante) também destacaram a relevância do evento e do café para a economia e cultura mineiras. “A ALMG, por meio de nossa comissão, precisa participar ativamente da vida do produtor e unir esforços de todos os setores em prol do que for melhor tanto para a economia mineira como para nosso meio ambiente”, ressaltou Heli Grilo.

“O café é uma referência histórica e cultural para Minas e para o Brasil. Hoje, exportamos café de altíssima qualidade para muitos países, o mesmo produto que nos é ofertado como bons mineiros que amam o café”, acrescentou Bosco.

Evento

O tema desta edição da Semana Internacional do Café, realizada ainda de forma híbrida, é “Retomar, Reencontrar, Reconectar”, focando um mercado que precisa estar alinhado às transformações econômicas, sociais, culturais e de consumo. Nesse sentido, o evento, segundo informações divulgadas por seus organizadores, funciona como vitrine de tendências e soluções que devem direcionar os próximos movimentos do agronegócio do café. 

Quem visita o pavilhão do Expominas tem contato direto nos estandes com os últimos lançamentos do setor, além das tradicionais rodadas de negócios, workshops realizados em uma cafeteria modelo, cursos especiais da área "Torra Experience" e, ainda, a "Sala de Cupping", com provas profissionais e apresentações de um barista.

Digital

Na plataforma digital da SIC a programação conta com transmissões simultâneas direto do pavilhão, assim como é possível acompanhar palestras e painéis gratuitos com grandes especialistas na "Central SIC" e no "Studio Streaming Room", além dos debates marcados para o "DNA Café" e o "Fórum da Cafeicultura Sustentável", bem como eventos especiais, como o "Minas Coffee Origin Summit" e o "Prêmio AT&G Senar".

As premiações, incluindo o concurso "Coffee of the Year Brasil", que este ano novamente contará com participação do público na escolha dos vencedores, também poderão ser conferidas em tempo real. Em relação às marcas, informações detalhadas sobre produtos e novidades são compartilhadas em estandes virtuais. 

A Semana Internacional do Café, realizada desde 2013 em BH, é uma iniciativa do Sistema Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), da Café Editora, do Sebrae e do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).