No Polo Sudoeste, a plenária foi presencial, com alunos de 11 municípios
Júlia procurou uma inscrição avulsa no PJ para garantir a participação
No Polo Zona da Mata II, todos os alunos participaram dos grupos de trabalho

Polos do PJ Minas realizam as plenárias regionais

Objetivo foi priorizar propostas sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável para o encontro estadual.

26/10/2021 - 16:45

Em 2021, outubro foi o mês das Plenárias Regionais do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas). Nesses encontros, os jovens elegeram as propostas que serão discutidas na etapa final, agendada para 26 de novembro, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Essa edição tem como tema Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Apesar das restrições impostas pela pandemia de Covid-19, alguns polos realizaram essa etapa de forma presencial, com redução do número de alunos e adoção de medidas sanitárias. Outros mantiveram o formato on-line e outros ainda tiveram que fazer adaptações no formato da plenária para garantir a participação, tamanho foi o impacto do isolamento social.

Um ponto em comum, porém, é a empolgação dos jovens delegados eleitos para a Plenária Estadual, que será presencial. “Mesmo no momento difícil de pandemia, os jovens entenderam que era necessário discutir política. E a expectativa é grande para que todo o projeto volte a ser presencial em 2022”, atesta Taís Ferreira, da coordenação do Polo Sudoeste.

Por outro lado, segundo ela, muitos pais continuam receosos pela participação presencial dos filhos, e alguns estudantes que começaram a trabalhar durante a pandemia também não puderam retornar ao formato presencial. “Restaram aqueles alunos muito perseverantes”, conta.

Um exemplo foi Júlia Beatriz Lima, 17 anos, estudante de Poços de Caldas (Sul). Como a escola em que estuda não participa do PJ Minas, ela procurou por alguma escola onde pudesse fazer uma inscrição avulsa. Encontrou em Itaú de Minas, no mesmo polo, e ainda foi eleita delegada para a Etapa Estadual.

Análise de propostas e feita por subtema

No Sudoeste, a etapa regional foi presencial, na Câmara de Poços de Caldas, mas com apenas quatro estudantes de cada um dos 11 municípios. Reunidos em grupos de trabalho, os alunos avaliaram as propostas para os três subtemas desta edição: Mudanças climáticas e proteção da biodiversidade; Práticas sustentáveis e desenvolvimento econômico; e Recursos hídricos e saneamento básico.

Entre as demandas priorizadas está a ampliação do efetivo da polícia ambiental e do corpo de bombeiros, com obrigatoriedade do curso de primeiros socorros em animais silvestres. Outras propostas são o investimento em fontes de energia renováveis e o incentivo ao reaproveitamento da água da chuva e à preservação de nascentes.

Já no Polo Sul II, as dificuldades foram maiores e toda a etapa foi virtual. Segundo Cássia Almeida, da coordenação regional, dos seis municípios do polo, apenas quatro finalizaram o projeto. “Decidimos enviar o documento de propostas com antecedência para os alunos e eles puderam fazer os destaques com mais calma, o que funcionou muito bem”, relata.

Entre as propostas priorizadas estão a redução do uso de sacolas plásticas não recicláveis; a criação de uma semana de conscientização ambiental; e, assim como no Polo Sudoeste, o incentivo, inclusive financeiro, para a preservação de nascentes.

Por fim, o Polo Zona da Mata II fez adaptações para cumprir essa etapa do PJ Minas. Sérgio Dutra, da coordenação regional, conta que a dificuldade de acesso remoto levou à redução do número de alunos, até mesmo em Juiz de Fora, sede do polo. Assim, todos eles participaram de cada um dos grupos de trabalho, eliminando-se a plenária propriamente dita.

“Foi uma solução para manter o processo, porque o Parlamento Jovem é um programa de educação política que não pode se perder”, opina o coordenador. Por lá também é grande a expectativa para o retorno presencial do PJ Minas. Entre as propostas priorizadas no polo estão a ampliação da coleta seletiva de resíduos e o incentivo às fontes renováveis de energia.

Nova data – A etapa estadual do PJ Minas 2020/2021 teve a data de início alterada e começa, oficialmente, no dia 19 de novembro, com os grupos de trabalho. Da mesma forma como foi feito nas regionais, os alunos estudam e priorizam as propostas de cada subtema, de forma remota. No dia 25, haverá uma atividade de entrosamento, já na ALMG, como preparação para a Plenária Final, no dia 26. O PJ Minas é desenvolvido pela ALMG, por meio da Escola do Legislativo, em parceria com câmara municipais e com a PUC Minas.