Deputado Doutor Jean Freire ressalta qualidade do trabalho dos dois artistas e lamenta suas mortes prematuras - Arquivo ALMG

Audiência homenageia legado de artistas do Jequitinhonha

Comissão de Cultura relembra 15 anos de falecimento de dois expoentes da música de Minas Novas, nesta quarta (20).

19/10/2021 - 11:41

Homenagear o legado e a importância para a cultura de Minas Novas e do Vale do Jequitinhonha do poeta, cantor e compositor Mark Gladston e do percussionista, pesquisador popular, professor, oficineiro e "luthier" em tambor de língua Fernando Mota Tião. 

Esse é o propósito da audiência que a Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizará nesta quarta-feira (20/10/21), a partir das 10 horas, no Auditório José Alencar, com transmissão e participação on-line.

Acompanhe a reunião ao vivo e participe do debate enviando dúvidas e comentários.

Os dois artistas faleceram em um acidente de trânsito que completará 15 anos no próximo dia 23 de outubro. Autor do requerimento para a realização da homenagem, o deputado Doutor Jean Freire (PT), em suas redes sociais, registra que Minas Novas é uma das mais antigas cidades do Vale do Jequitinhonha e solo fértil para a cultura. "Terra de congado, do Rio Fanado e berço de grandes talentos. Foi lá que nasceram Mark Gladston e Fernando Mota, dois grandes artistas da nossa região e que nos deixaram cedo demais”, lamentou o parlamentar. 

O deputado também relembra a qualidade do trabalho dos dois músicos. “Com sua voz de potência única, Mark Gladston, ou Verono, como era conhecido, compunha e cantava de maneira grandiosa. O seu canto íntimo e profundo eternizou lindas canções, como Jequitivale. Fernando Mota, o Tião, seguiu a trilha dos sons e das batidas do tambor de língua, instrumento que ele mesmo fabricava. Dono de um sorriso rasgado e com alegria de quem sempre estava de bem com a vida, transbordava generosidade e ternura”, completou.

Foram convidados para a homenagem representantes das famílias dos dois artistas.