Segundo a OMS, 830 mulheres morrem todos os dias no mundo por causas evitáveis relacionadas à gravidez e ao parto - Arquivo ALMG

ALMG vai aderir a campanha pelo parto seguro

Carta-compromisso pela redução da mortalidade materna e neonatal será assinada pelo presidente, em Reunião Especial.

13/10/2021 - 11:52

Reunião Especial vai marcar a adesão da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) ao compromisso nacional pela garantia do parto seguro e respeitoso e pela redução da mortalidade materna e neonatal. A solenidade será realizada nesta quinta-feira (14/10/21), às 10 horas, no Plenário.

Durante a cerimônia, o presidente ALMG, deputado Agostinho Patrus (PV), vai assinar uma carta-compromisso com medidas de redução da mortalidade materna e neonatal. O documento, elaborado conforme as diretrizes da Aliança Nacional para o Parto Seguro e Respeitoso, propõe aos signatários o compromisso de atuar para garantir o direito das crianças e mulheres à saúde e à vida.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em todo o mundo 830 mulheres morrem todos os dias de causas evitáveis relacionadas à gravidez e ao parto. Anualmente morrem no mundo 2,5 milhões de recém-nascidos, o que representa 47% de todas as mortes de menores de 5 anos, de acordo com a OMS.

Para mudar essa realidade, a OMS escolheu o cuidado materno e neonatal como tema do Dia Mundial da Segurança do Paciente de 2021, comemorado em 17 de setembro. E, para disseminar essa mensagem em todo o País, a Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Sobrasp) criou a campanha “Aja Agora para um Parto Seguro e Respeitoso!”.