Cláudia Miranda conduz uma das atividades do festival, focando no relaxamento através do som da harpa

Festival de Meditação promove elevação e cura pelo som

Evento gratuito será transmitido ao vivo pelo YouTube; inscrições podem ser feitas até 21 de outubro.

07/10/2021 - 11:12

A importância do som para a cura, o bem-estar e a elevação de consciência. Esse é o tema do IX Festival de Meditação – Todos pela Paz, que integra a 20ª Semana do Servidor da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O evento, que é gratuito e aberto ao público, será transmitido no sábado (23/10/21), das 7h30 às 19 horas, no YouTube CasaZen Monja Mihō. As inscrições podem ser feitas até as 20 horas do dia 21 de outubro, no site do grupo de meditação CasaZen

A servidora, psicóloga e monja zen-budista Cláudia Bento Mello, responsável pela organização do festival, explica a escolha do tema. De acordo com ela, é fundamental observarmos o que alimenta nossos sentidos, pois isso define o estado da nossa mente e do nosso corpo e, em última análise, nossa saúde física e mental. “Silêncio, música e sons são aspectos do universo em que estamos mergulhados, por isso, precisamos estar atentos a como isso nos afeta. Neste mundo tão ruidoso, devemos nos posicionar de forma mais atenta, nos tornando mais seletivos, escolhendo o que realmente pode nos elevar e fazer bem”, explica. 

Para auxiliar nessa busca, o evento irá proporcionar um dia com experiências sonoras. A programação é composta por uma variedade de propostas religiosas e terapêuticas, possibilitando que cada um possa escolher o que faz mais sentido para seu bem-estar e evolução pessoal. “O Festival deste ano é um convite para que os participantes possam aprender a decifrar o que há em nós e no mundo que nos cerca. Vai ser um bálsamo nesse momento de turbulência e agitação,” destaca Cláudia.  

A servidora conta ainda que a escolha do tema é também uma homenagem ao Segunda Musical, que completa 20 anos em 2021. A criação do programa foi inspirado nas ideias do mestre espiritual armênio George Gurdjieff, que considerava que a música deveria acima de tudo conduzir a humanidade a despertar. 

Confira a programação:

  • 7h30 – Meditação Osho Nadabrahma: o som de Deus

O que é: Nadabrahma significa o “som de Deus”. A meditação de origem tibetana e recriada por Osho utiliza a ressonância sonora do mantra “hum” para  integrar nosso corpo e nossa mente, restabelecendo a nossa unidade. Esse é o primeiro estágio da Nadabrahma. No segundo estágio, já com o corpo vibrando, movimentamos as mãos para circular a energia. No terceiro estágio, é possível realizar um grande silêncio meditativo.

Condução: Cláudia Miho, graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), psicanalista, Monja Zen – Soto Zen do Japão, especialista em Pulsation – Anessha Dilon, terapeuta do som, Fascial Fitness Trainer, facilitadora certificada de Tension Release Exercises, Mindfulness e fundadora e terapeuta do CasaZen - meditação e combate ao estresse fundado em 2009 na ALMG. 

Rede social: @casazenbh

  • 9 horas – Gongo terapêutico: o som no corpo

O que é: a sessão de gongo é um processo terapêutico profundo que pode ajudar na reorganização do sistema nervoso e do sistema glandular.

Condução: Paulo HG (Sat Sunder) é músico, professor de Kundalini Yoga e treinador do curso de formação Gongo Terapêutico.

Rede social: @satsunder e @gongoterapeutico

  • 9h40 – Meditação Removendo Obstáculos: o som que conduz ao silêncio

O que é: entoaremos por 22 minutos o mantra Om Gam Ganapataye Namaha, que é uma saudação invocando Ganapati, um dos nomes do Deus Ganesha. O objetivo é remover todo tipo de obstáculo, seja emocional, material ou espiritual.

Condução: Renato Motha e Patricia Lobato transitam da canção brasileira aos kirtans indianos. Eles, que possuem 17 álbuns e dois DVDs, lançaram, em 2021, em parceria com Mauricio Tizumba, o álbum “Terreiro Zen”. O projeto traz a música afro-brasileira revestida com arranjos e ambiência que remetem ao estilo oriental zen. O álbum duplo "Dois em Pessoa - vol. II", sobre a obra de Fernando Pessoa, figurou entre os melhores da música brasileira no Japão. 

Rede social: @renatomothaepatricialobato

  • 10h40 – Yoga Nidra: Somos Som

O que é: o Yoga Nidra oferece um relaxamento profundo e possibilita um mergulho nas vibrações e  nos sons internos do corpo e da mente, na criatividade e na imaginação. Ao experimentar as frequências e os silêncios, é possível acessar conteúdos reveladores que nos permitem criar espaços e novas realidades em nossas vidas.

Condução: Juliana Premdasi é psicóloga, terapeuta floral, professora de Kundalini Yoga e Yoga Nidra, Yogaterapeuta, numerologia tântrica, meditações do Osho, terapeuta Neoreichiana, terapeuta vibracional e do som, comunicação consciente (CNV), linguagem corporal, calatonia, ativista quântica, Coach Multidimensional e Reikiana nível III.  

Rede social: @julianagarcia.oficial e @julianagarcia_illuminare

  • 11h50 – A importância do som para a cura, o bem-estar e elevação de consciência dos seres

O que é: minipalestra e concerto sobre a importância do som para a cura, o bem-estar e a elevação da consciência dos seres. O concerto terá uma seleção de músicas feita especialmente para o festival.

Condução: o compositor e multi-instrumentista Marcus Viana é reconhecido no Brasil e no exterior. Fundou o Sagrado Coração da Terra, ícone do rock progressivo nacional e a Transfônica Orkestra, grupo de música vocal e instrumental. Lançou diversos cds nos gêneros instrumental, MPB, trilhas sonoras, infantil, new age, clássico e rock progressivo. Compôs inúmeras trilhas para cinema e TV, como das novelas “Pantanal”, “Terra Nostra”, “O Clone”, “A Casa das Sete Mulheres” e para os filmes “Olga”, “Filhas do Vento” e “O Mundo em Duas Voltas”. Criou a “Sonhos e Sons”, que distribui mais de 500 artistas independentes.

Rede social: @marcusvianaoficial

  • Intervalo - 12h20 às 14 horas
  • 14 horas – Banho sonoro com tigelas de cristal e instrumentos de quartzo

O que é: o participante, usando fones de ouvido e em uma postura receptiva, receberá frequências à distância. Seu sistema nervoso será “calibrado” pelas sonoridades cristalinas por meio dos seus ouvidos, criando uma sensação de leveza, bem-estar e harmonia. A prática propicia um profundo relaxamento do corpo físico, alívio de tensões e estresse, clareza mental, limpeza emocional, alinhamento dos chakras e conexão espiritual. 

Condução: Luiz Pontes e Rita Pontes são fundadores da Som de Cristal, organização pioneira na introdução de instrumentos de cristal de quartzo no Brasil. Eles são terapeutas do som e, desde 2008, estão mergulhados no universo das sonoridades cristalinas. Luiz é também especialista em musicoterapia. Rita é professora de dança e inspirou a criação da Dança Sagrada da Alma, abordagem que foca na expressão livre das qualidades internas através do movimento.

Rede social: @somdecristal

  • 15 horas – Hare Krishna: o Mantra-Yoga 

O que é: consiste no canto e na entoação de mantras para libertar a mente das atribulações cotidianas e dos sentimentos negativos, conectando-a diretamente a uma vibração sonora transcendente. O Maha-mantra Hare Krishna, que é um dos mantras mais conhecidos, será o principal utilizado nesta prática, pois evoca o sentimento de entrega a uma relação amorosa e eterna com a Divindade Suprema. 

Condução: membros da Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna (ISKCON). A instituição foi fundada por Swami Prabhupada e é atualmente a maior instituição de origem hindu do mundo, com mais de 800 projetos espalhados por todo o planeta.

Rede social: @iskcon_bh

  • 16 horas – HarPAZ 

O que é: prática de relaxamento consciente para harmonia e paz por meio de vibrações e ressonâncias da harpa. A partir de improvisos na harpa e da condução verbal, os participantes são convidados a fazer um processo de meditação imaginativa guiada.

Condução: Cláudia Miranda tem formação em Harpaterapia pelo International Harp Therapy Program, graduação em Musicoterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e vários estudos complementares em Terapia de Som, Nada Yoga e Mudras. É professora no curso de Tanatologia da Associação Médica, autora dos livros Tons de Cores e Sons – Matizes da Harpaterapia e Oráculo da Harpa. É co-idealizadora do Espaço de Harpas onde faz atendimentos de Harpaterapia, Oráculo da Harpa, Harpa Yoga, Musicoterapia e aulas de harpa.   

Rede social: @claudiamharpa

  • 17 horas – Realizando o silêncio da mente  

O que é: como experimentar o libertador silêncio mental na meditação? Como levar esse estado de consciência para nosso cotidiano? O conceito do silêncio será apresentado a partir da perspectiva da tradição Zen Budista, além de observações práticas para o desenvolvimento do estado balanceado da mente (Samadhi).

Condução: Gustavo Mokusen foi ordenado Monge Zen Budista em 2004 no Templo Tenryuji, no Japão. É graduado em Física, com especialização na NASA (Marshall Space Flight Center - USA). Dirige o Centro Zen Flor de Lótus e é membro fundador e vice-presidente da Associação Cultural Oriente Ocidente. Criou o Método Sati de treinamento em Atenção Plena, que vem apresentando resultados expressivos na redução do sofrimento mental dos praticantes, de acordo com o instrumento SRQ-20 da OMS. 

Rede social: @gustavomokusen      

  • 18 horas – Palestra “A música no trabalho de Gurdjieff”

O que é: aborda a obra de Georges Ivanovitch Gurdjieff, com destaque para o papel da música no desenvolvimento harmonioso do ser humano. No decorrer da palestra, serão exibidos trechos do filme “Encontros com homens notáveis”, que retrata os anos de formação de Gurdjieff e reproduz algumas das coreografias e das peças musicais criadas por ele.

Condução: Regina Amaral, Artur Andrés e Mauro Rodrigues (currículo abaixo).

  • 19 horas – Encerramento

Exibição de um concerto que reúne a pianista Regina Amaral, os flautistas Artur Andrés, Alexandre Andrés e Mauro Rodrigues e a pianista e cantora Luciana Alvarenga. Apresentado originalmente em meio virtual em 2020, já durante a pandemia, o  programa tem obras de Georges Gurdjieff e Thomas de Hartmann.

Regina Amaral: Mestre em Música de Câmera pela Escola de Música da Universidade de Karlsruhe, na Alemanha. Foi professora das cadeiras de Piano e Música de Câmera da Escola de Música da UFMG. Há mais de 30 anos vem se dedicando ao trabalho como recitalista e camerista, com diversas apresentações no Brasil e no Exterior.

Artur Andrés: Doutor em Música pela Escola de Música da UFMG, onde há 33 anos é professor das cadeiras de Flauta transversal e Música de Câmara. É membro co-fundador do grupo Uakti-Oficina Instrumental, desde a sua formação em 1978, assim como do Duo de Flauta e Piano, com a pianista Regina Amaral. Trabalhou durante seis anos como flautista da Orquestra Sinfônica do Estado de Minas Gerais.

Alexandre Andrés: Alexandre Andrés é violonista, flautista, cantor e compositor mineiro. Possui seis CDs gravados. É mestre em Música pela Escola de Música da UFMG. Atualmente cursa o doutorado pela mesma instituição. Andrés já ganhou importantes prêmios como “Natura Musical 2009”, “Música Minas 2010”, “Melhor disco de música brasileira no Japão” pela Latino Magazine, em 2013 e 2019, “Meio de Campo – Egberto Gismonti + Alexandre Andrés” e os prêmios "BDMG Instrumental" de 2009 e 2015.

Mauro Rodrigues: Músico, instrumentista, compositor e arranjador. Graduado em flauta pela UFMG, mestre em Musicologia e doutorado em Artes. Atualmente é professor na Escola de Música da UFMG. Além de trabalhos autorais, atua como compositor, arranjador e instrumentista em apresentações e gravações de artistas como: Nivaldo Ornelas, Maria Schneider, Adélia Prado, Beto Guedes, Milton Nascimento, Paulinho Pedra Azul, Amaranto, Babaya, Toninho Horta.

Luciana Alvarenga: Iniciou seus estudos de música aos nove anos no Conservatório de Châtillon, na França, onde estudou durante quatro anos e meio. Possui as seguintes formações: Licenciatura em Música, Bacharelado em Música Popular e Bacharelado em Canto, todos pela UFMG. Como educadora musical, trabalha com crianças, adolescentes e jovens no Colégio Rudolf Steiner e, como pianista, atua em grupos de choro. Com o grupo Cappella em Trio, do qual é cantora, pianista, preparadora vocal e arranjadora, realizou duas turnês internacionais. Em 2011, representou o Brasil no Festival Músicas Del Mundo, em Quito, no Equador.