Luta por recursos tem marcado movimentos dos professores da universidade - Arquivo ALMG

Acordo de greve envolvendo Unimontes motiva reunião

Pontos acordados com professores em maio de 2018 não estariam sendo cumpridos pelo Governo do Estado.

06/10/2021 - 10:54

A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) discute, em audiência pública nesta quinta-feira (7/10/21), o cumprimento dos termos do acordo de greve firmado em 8 de maio de 2018 entre o Governo do Estado e a Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Montes Claros (Adunimontes).

A reunião terá início às 10 horas, no Auditório José Alencar, e atende a requerimento da deputada Beatriz Cerqueira (PT), que preside a comissão. "A audiência é realizada por reivindicação da organização dos trabalhadores da universidade, considerando que todo o acordo assinado em 2018 vem sendo descumprido pelo Governo do Estado", afirma a parlamentar.

Acompanhe a reunião ao vivo e participe do debate, enviando dúvidas e comentários.

Além de campi em outros municípios próximos, a Unimontes tem um campus-sede em Montes Claros (Norte de Minas). O acordo assinado na ocasião trata de diversos pontos, como novas nomeações, continuidade do concurso aberto para a universidade e definição de nova carreira dos professores.

Conforme o documento, uma comissão apresentaria um estudo para um novo edital de concurso para 126 vagas remanescentes e haveria a publicação de portarias com a promoção por escolaridade adicional dos professores empossados em concurso anterior, de 2014, imediatamente após o estágio probatório.

Também é previsto um aporte adicional de R$85 milhões nas carreiras de educação superior da Unimontes e da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg).

Para tratar do assunto, são esperados representantes da Secretaria de Estado de Educação e da reitoria da Unimontes, além dos docentes.