Em Plenário, Andréia de Jesus defendeu políticas de atenção à saúde mental dos agentes de segurança pública - Arquivo ALMG

Comissão debate direitos de agentes de segurança pública

Objetivo da audiência também é discutir alternativas para acompanhamento de denúncias de violação de direitos.

05/10/2021 - 11:44

Debater a importância da criação e do desenvolvimento de políticas públicas que assegurem o efetivo exercício dos direitos humanos dos agentes de segurança pública do Estado. Este é o principal objetivo de audiência da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) que acontecerá no Auditório do andar SE na próxima quarta-feira (6/10/21), a partir das 15 horas. 

Acompanhe a reunião ao vivo e participe do debate, enviando dúvidas e comentários.

Presidenta da comissão e autora do requerimento para a realização da reunião, a deputada Andréia de Jesus (Psol) também quer discutir alternativas para garantir o efetivo acompanhamento e encaminhamento de denúncias de possíveis violações de direitos humanos dentro da corporação.

Em pronunciamento em Plenário em agosto deste ano, a parlamentar destacou que a luta por direitos humanos passa também pelo compromisso com os profissionais que trabalham na segurança pública. "Nós estamos avançando na Casa para garantir que haja uma política de atenção à saúde mental dos policiais, dos agentes de segurança pública”, afirmou.

Convidados – Para participar do debate, foram convidados o coronel Rodrigo Rodrigues, comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais; Giovana Sabino, assessora do Centro de Apoio Operacional de Defesa dos Direitos Humanos, Controle Externo da Atividade Policial e Apoio Comunitário (CAO-DH); Robson Sávio, presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos; Eliete Francisco dos Santos, assistente Social com especialização em saúde mental, psiquiatria e dependência química; e Marcela Silva, psicóloga e doutora em psicologia pela UFMG.