A Rádio Inconfidência funciona no prédio da Empresa Mineira de Comunicação, no Barro Preto, em Belo Horizonte

Rádio Inconfidência recebe homenagem por seus 85 anos

Emissora criada para integrar o Estado na década de 1930 é uma referência da cultura mineira.

24/09/2021 - 15:55

Celebrar os 85 anos de fundação da Rádio Inconfidência, emissora que é uma das principais referências da cultura mineira. Este é o objetivo de audiência de convidados que será realizada nesta terça-feira (28/9/21), a partir das 16 horas, pela Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), no Auditório José Alencar. 

Acompanhe a reunião ao vivo.

O autor do requerimento para a realização da reunião é o deputado Mauro Tramonte (Republicanos). O parlamentar ressalta a relevância do conteúdo da programação da Rádio:  

“Sei da força que este veículo de comunicação tem. Que a Rádio Inconfidência continue cada vez mais forte, democrática e autêntica e que venham mais 85 anos para que suas ondas sonoras continuem sendo a companhia de milhares de mineiros”, afirma. 

Durante a reunião, será entregue diploma com votos de congratulações aos representantes da emissora. Além do presidente da Empresa Mineira de Comunicação, Sergio Rodrigo Reis, também foram convidados a participar os apresentadores Tutti Maravilha, Déborah Rajão e Tarcísio Lopes; o locutor e programador Ricardo Parreiras; e o presidente da Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT), Luciano Pimenta Correa Peres.

História – Criada em 3 de setembro de 1936, a Rádio Inconfidência AM 880 foi fundada com a função primordial de integrar o Estado de Minas Gerais. Na época, um telegrama costumava demorar mais de três dias para ser entregue de uma cidade a outra. 

Desde o lançamento, a emissora buscou estabelecer um canal efetivo de comunicação entre os produtores mineiros, criando o programa A Hora do Fazendeiro, considerado o mais antigo e tradicional programa de rádio do mundo ainda veiculado ao vivo e diariamente. 

Outra marca histórica da emissora foi ter sido a primeira do Estado, e acredita-se que do Brasil, a transmitir, de outro país, uma Copa do Mundo de Futebol, em 1938

Nos anos 1950, trouxe a Belo Horizonte nomes consagrados do cenário musical brasileiro, como Orlando Silva, Carmem Miranda e Nelson Gonçalves, ao mesmo tempo em que lançou mineiros que fariam sucesso em todo o país, como Clara Nunes.

Em 1979, inaugurou sua frequência FM, a Brasileiríssima, uma rádio com o compromisso de valorizar o artista mineiro e brasileiro, tocando somente o melhor da música popular brasileira, revelando várias gerações de cantores, bandas e compositores. A emissora se destaca também pelo seu jornalismo.

Em 2009, a Rádio Inconfidência foi eleita a melhor rádio do Brasil. O veículo foi vencedor do Prêmio Mídia do Ano em Comunicação Empresarial (Categoria Rádio) pela Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial).