Santa Casa de Montes Claros é homenageada na ALMG

Reunião Especial de Plenário celebra, nesta segunda-feira (27), os 150 anos da instituição.

24/09/2021 - 14:00

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza, nesta segunda-feira (27/9/21), às 20 horas, Reunião Especial de Plenário em homenagem à Santa Casa de Montes Claros (Norte) pelos 150 anos de trabalhos prestados à população da região. O requerimento da solenidade tem como primeiro signatário o deputado Carlos Pimenta (PDT).

No requerimento, ele e os demais parlamentares que solicitaram a homenagem destacam o papel da entidade no cenário da pandemia de Covid-19, atendendo a centenas de pacientes internados nas enfermarias e nos centros de tratamento intensivo (CTIs). A permanente atuação na área de transplantes também é ressaltada.

Criada em 1871 como Irmandade Nossa Senhora das Mercês da Santa Casa de Montes Claros, a instituição passou a fazer parte da Igreja Católica em 1878, por ato de Dom João Antônio dos Santos, Bispo de Diamantina. 

Considerada o maior hospital do Norte de Minas, a instituição possui, atualmente, 405 leitos, sendo 80% deles destinados ao atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e realiza cerca de 100 mil procedimentos por mês e 1,5 milhão de atendimentos por ano.  Além disso, tem 2,1 mil funcionários, com mais de 450 médicos e outros profissionais que compõem os corpos clínico, assistencial e administrativo da Instituição.

Atualmente, no Brasil, as Santas Casas somam em torno de 2,5 mil hospitais, espalhados em todo o território nacional, responsáveis por cerca de 50% do número de leitos hospitalares existentes no País. Minas Gerais possui 258 instituições filantrópicas de saúde.