Impactos da pandemia na saúde mental pautam audiência
Frente Parlamentar de Prevenção ao Suicídio e profissionais de saúde e segurança discutem o assunto nesta quinta (23).
20/09/2021 - 11:21Debater com a Frente Parlamentar de Prevenção ao Suicídio, à Depressão e à Automutilação os impactos da pandemia de Covid-19 na saúde mental é o objetivo de audiência pública que a Comissão de Saúde realizada nesta quinta-feira (23/9/21), às 10 horas.
A reunião será no Auditório José Alencar da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), com a participação de diversos profissionais e órgãos das áreas da saúde e da segurança.
Autor do requerimento da audiência e coordenador da Frente Parlamentar, o deputado Charles Santos (Republicanos) destaca que pesquisa da Universidade de Oxford, no Reino Unido, analisou 62 mil pacientes infectados pela Covid-19, identificando ansiedade, depressão e insônia no período de três meses após a infecção.
O parlamentar ainda menciona, no requerimento, que documento da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a prevenção do suicídio mostra que questões socioeconômicas, desemprego e estresse social são fatores agravantes para problemas de saúde mental e suicídio, cenário este que tende a persistir no pós-pandemia.
"Com as medidas de isolamento, a população de risco fica ainda mais fragilizada, pois muitas pessoas sofrem com o distanciamento de entes queridos ou são atormentadas na convivência em um lar abusivo", considera o deputado, quanto à importância da audiência. Para Charles Santos, essa é uma questão que precisa ser enfrentada com coragem.
Setembro Amarelo - Este mês, durante uma semana, a ALMG iluminou o prédio do Palácio da Inconfidência na cor amarela, como parte da campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio. A iniciativa integra o programa Laços da Consciência, do Legislativo Mineiro, que reúne iniciativas de sensibilização sobre temas relacionados ao bem-estar social dos mineiros, em especial os relacionadas à saúde.