Ao lado de outras autoridades, Agostinho Patrus participou de evento no Ministério Público nesta sexta (17)

Presidente acompanha entrega de medalha no MPMG

Defesa dos valores democráticos marca discurso de agraciados. Deputada Leninha (PT) é homenageada com a comenda.

17/09/2021 - 19:20

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus (PV), participou, nesta sexta-feira (17/9/21), da solenidade de entrega da Medalha do Mérito do Ministério Público Promotor de Justiça Francisco José Lins do Rego Santos, realizada na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Belo Horizonte.

Foram agraciadas 11 personalidades que, por seus méritos e serviços prestados à sociedade e à cultura jurídica, contribuíram para o desenvolvimento do País e para a justiça social. Entre os homenageados com a comenda do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), estão a deputada estadual Leninha (PT) e a secretária-geral da Mesa da Assembleia, Luíza Homem Oliveira.

Já a Medalha de Honra foi entregue ao vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant; ao presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins; e ao presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, recebeu o Grande Colar. A cerimônia foi conduzida pelo procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior.

Jarbas Soares, Fux e Pacheco reforçaram, em seus discursos, a defesa dos valores democráticos. Eles também destacaram o momento desafiador do Brasil, sobre o qual Jarbas Soares salientou que “Minas Gerais supera as divergências com diálogo”. “O momento é tormentoso, mas tenho certeza que estamos mais perto do porto do que do naufrágio”, completou Fux. Pacheco pregou, ainda, a união do Brasil.

Também participaram da cerimônia o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Gilson Soares Lemes; e o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil. Dirigentes de outras instituições mineiras, deputados e representantes do Ministério Público de outros estados também estiveram presentes.

Semana – A entrega da medalha encerra a Semana do Ministério Público, realizada anualmente para celebrar o Dia do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, comemorado em 11 de setembro. A programação inclui também ações educacionais, palestras e painéis que apresentam melhores práticas para o trabalho na instituição.

O promotor Francisco José Lins do Rego Santos, que dá nome à medalha, foi assassinado em janeiro de 2002, aos 43 anos. Ele investigava um grupo criminoso que comandava uma rede de distribuição de combustível adulterado.