Presidente acompanha entrega de medalha no MPMG
Defesa dos valores democráticos marca discurso de agraciados. Deputada Leninha (PT) é homenageada com a comenda.
17/09/2021 - 19:20O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus (PV), participou, nesta sexta-feira (17/9/21), da solenidade de entrega da Medalha do Mérito do Ministério Público Promotor de Justiça Francisco José Lins do Rego Santos, realizada na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Belo Horizonte.
Foram agraciadas 11 personalidades que, por seus méritos e serviços prestados à sociedade e à cultura jurídica, contribuíram para o desenvolvimento do País e para a justiça social. Entre os homenageados com a comenda do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), estão a deputada estadual Leninha (PT) e a secretária-geral da Mesa da Assembleia, Luíza Homem Oliveira.
Já a Medalha de Honra foi entregue ao vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant; ao presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins; e ao presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, recebeu o Grande Colar. A cerimônia foi conduzida pelo procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior.
Jarbas Soares, Fux e Pacheco reforçaram, em seus discursos, a defesa dos valores democráticos. Eles também destacaram o momento desafiador do Brasil, sobre o qual Jarbas Soares salientou que “Minas Gerais supera as divergências com diálogo”. “O momento é tormentoso, mas tenho certeza que estamos mais perto do porto do que do naufrágio”, completou Fux. Pacheco pregou, ainda, a união do Brasil.
Também participaram da cerimônia o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Gilson Soares Lemes; e o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil. Dirigentes de outras instituições mineiras, deputados e representantes do Ministério Público de outros estados também estiveram presentes.
Semana – A entrega da medalha encerra a Semana do Ministério Público, realizada anualmente para celebrar o Dia do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, comemorado em 11 de setembro. A programação inclui também ações educacionais, palestras e painéis que apresentam melhores práticas para o trabalho na instituição.
O promotor Francisco José Lins do Rego Santos, que dá nome à medalha, foi assassinado em janeiro de 2002, aos 43 anos. Ele investigava um grupo criminoso que comandava uma rede de distribuição de combustível adulterado.