Assunto foi discutido pela Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras nesta quinta (16)
O produtor rural Lincoln Lopes defendeu a contratação de estudos de viabilidade do terminal
O gerente da VLI José Geraldo reconheceu a vocação ferroviária de Ibiá

Produtores e empresários demandam terminal de cargas em Ibiá

Eles salientaram, em audiência, a importância da cidade e da região para o agronegócio e para a economia do Estado.

16/09/2021 - 14:15

A viabilização de um terminal de cargas em Ibiá (Alto Paranaíba) foi uma das demandas apresentadas, nesta quinta-feira (16/9/21), por participantes de audiência pública da Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Médico e produtor rural na cidade, Lincoln Lopes Ferreira destacou a importância de Ibiá e da região para o agronegócio e para a economia do Estado. “A região é o sonho dourado de qualquer um”, afirmou. 

Consulte o resultado e assista ao vídeo completo da reunião.

Em nome de produtores e empresários, ele fez uma apresentação em que demonstrou o potencial da região. Lincoln Lopes salientou que o Alto Paranaíba tem 1.056.538 de área cultivada, tendo mais de 3 milhões de toneladas de média anual de produção agrícola.

Além da produção agrícola, o produtor rural enfatizou a produção anual de fertilizantes na região em 880 mil toneladas. Também destacou o potencial no setor de mineração

“Temos fosfato em Araxá, Tapira, Patrocínio e Serra do Salitre. Temos também a maior mina de nióbio do mundo, situada em Araxá. Além disso, o pó de rocha em Uberlândia, Tiros, São Gotardo, Coromandel e Uberaba”, disse. 

Ele acrescentou: “Estamos com a faca e o queijo na mão para resolver a situação da região, sem nenhum prejuízo ao setor de transporte e com ganhos para todos”.

Solicitações - Lincoln Lopes explicou que o terminal intermodal diretamente conectado por uma rodovia ou ferrovia a um porto marítimo operaria também como um centro de transbordo de carga vinda do mar para destinos interiores. 

“Poderia acelerar o fluxo de cargas e melhorar o movimento de importação e exportação, movendo os processos demorados de contêineres para o interior, longe de portos marítimos congestionados”, disse.

Para dar encaminhamento a essa demanda, solicitou também a destinação de verbas para a contratação de estudos de Viabilidade Mercadológica, Técnica e Econômico-financeira do referido terminal. 

Empresários e lideranças defendem importância de modal ferroviário

O empresário da Nativa Fertilizantes Emílio Dias disse que o sonho de dotar a região de modal ferroviário está perto de se tornar realidade. 

Empresário do setor cafeeiro, José Maria de Oliveira falou das dificuldades de exportar o que se produz na região. “Por isso, a ferrovia para nós é essencial”, afirmou.

O vereador de Ibiá Paulo José da Silva Filho (PSDB) disse que é possível gerar ainda mais desenvolvimento para a cidade e região por meio da implantação de um modal ferroviário

Concordou com ele o presidente da Câmara Municipal de Ibiá, Allan Correia de Souza (PTB), e o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação Tecnológica de Araxá (Alto Paranaíba), Juliano César. 

Gerente da VLI salienta vocação ferroviária de Ibiá

O gerente-geral de Relações Institucionais da empresa VLI, José Geraldo Azevedo, falou que a empresa está estrategicamente presente na região, tendo dois terminais integradores, um em Araguari e outro em Uberaba (ambas no Triângulo Mineiro). 

“Através desses dois, escoamos grãos, especialmente soja e milho. No pico da safra, a movimentação é de 500 a 700 caminhões/dia”, contou.

Ele afirmou que Ibiá tem vocação ferroviária antiga e que tem conhecimento da demanda por um terminal de cargas. “Precisamos, no momento, de um estudo de demanda mais detalhado, de verificar a matriz de carga e observar o real potencial de cargas para, a partir daí, construirmos uma solução logística para a região”, defendeu. 

O diretor ainda contou que a VLI manifestou interesse no trecho Uberlândia a Chaveslândia, em Santa Vitória (ambas no Triângulo Mineiro). “Esse potencial de carga foi identificado no Plano Estratégico Ferroviário de Minas Gerais (PEF). Precisamos agora de desenvolver estudos de viabilidade financeira e de engenharia para dar prosseguimento ao projeto”, falou. 

Momento oportuno para desenvolvimento do modal ferroviário

De acordo com a superintendente de Transporte Ferroviário da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), Vânia Silveira de Pádua Cardoso, o momento para desenvolvimento do modal ferroviário no Estado e no Brasil é único. “Hoje assistimos a uma retomada ferroviária, o que se deve muito em Minas ao trabalho dessa comissão”, disse. 

Ela defendeu a elaboração de estudos de viabilidade para a implantação do terminal em Ibiá e contou que o governo deve contratar, ainda neste ano, a realização desses estudos.

Para o diretor de Atração de Investimentos do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi), Ronaldo Barquette, o momento é realmente oportuno para o desenvolvimento do modal na região do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro. Ele destacou aspectos como boa localização, economia pujante, grandes empresas instaladas, mercado consumidor e logística bem trabalhada.   

O coordenador de Infraestrutura e Serviços de Transporte Ferroviários de Cargas da Unidade Regional de Minas Gerais da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Aurélio Ferreira Braga, salientou que a agência está atenta a todos os estudos e propostas apresentadas e que apóia o desenvolvimento do setor ferroviário. 

Deputados apoiam investimentos ferroviários na região

O deputado Bosco (Avante), que solicitou a audiência pública, abordou o potencial da região e a necessidade de se investir no modal ferroviário no Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro

“Precisamos voltar os olhos para o Alto Paranaíba e o Triângulo Mineiro, que são celeiros na produção do agronegócio, dotando essa região de um modal ferroviário para escoamento da produção”, afirmou.  

Os deputados João Leite (PSDB) e Gustavo Mitre (PSD), presidente e vice-presidente da comissão, comemoraram interesse da VLI no trecho Uberlândia a Chaveslândia, que terá 235 quilômetros de extensão, com um investimento previsto de R$ 2,7 bilhões, conforme noticiado