Comissão das Energias Renováveis discute crise hídrica
Papel das usinas de energia solar como alternativa a hidrelétricas será debatido nesta quarta-feira (15).
14/09/2021 - 11:39As medidas necessárias para enfrentar a crise hídrica nacional pautam a audiência pública que a Comissão Extraordinária das Energias Renováveis e dos Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza nesta quarta-feira (15). Solicitada pelos deputados Gil Pereira (PSD) e Celinho Sintrocel (PCdoB), a reunião será no Auditório José Alencar, a partir das 14h.
Acompanhe a reunião ao vivo e participe do debate, enviando dúvidas e comentários.
Os deputados também pretendem discutir as repercussões da crise hídrica em Minas Gerais, particularmente no Vale do Aço, no Vale do Rio Doce e no Norte do Estado, e como as fontes renováveis (como eólica e solar) podem contribuir para evitar o risco de apagões e racionamento de energia.
O presidente da comissão, deputado Gil Pereira, lembra que o volume de chuva registrado desde outubro é o menor dos últimos 91 anos, o que afeta diretamente a geração de energia hidrelétrica. O parlamentar alerta que a escassez de água pode impactar o crescimento da economia e gerar inflação, uma vez que o acionamento das usinas termelétricas leva a aumentos na conta de luz.
Por isso, o parlamentar defende a importância da energia solar. “Trata-se de energia limpa, sustentável, com um custo de geração mais barato e uma alternativa que vem se consagrando cada dia mais como uma fonte complementar, o que é muito importante no atual momento de crise que estamos vivendo”, afirma.