Em reunião anterior, em junho, presidente da Cohab Minas não compareceu - Arquivo ALMG

Presidente da Cohab é convocado por comissão

Objetivo é esclarecer com Bruno Alencar denúncias sobre um possível projeto de extinção da Companhia de Habitação.

08/09/2021 - 15:50

A situação da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab Minas) será tema de debate em audiência pública da Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta quinta-feira (9/9/21), a partir das 14 horas, no Auditório do andar SE do Palácio da Inconfidência. 

O requerimento para a realização da reunião é dos deputados Mauro Tramonte (Republicanos) e Professor Cleiton (PSB). Os parlamentares querem ouvir o presidente da Cohab Minas, Bruno Oliveira Alencar, que foi convocado para prestar esclarecimentos sobre o possível fechamento da companhia

Acompanhe a reunião ao vivo e participe do debate, enviando dúvidas e comentários.

Em maio deste ano, servidores da companhia denunciaram que seria intenção do presidente da Cohab Minas enviar à ALMG projeto de lei prevendo a extinção da empresa. Eles teriam sido informados do fato pelo próprio presidente. 

A principal preocupação dos servidores é com o futuro da construção de casas populares para pessoas de baixa renda nos municípios menores de Minas, uma das atribuições da Cohab. Outra preocupação é com a realocação dos servidores, tantos os contratados quantos os concursados. 

A denúncia gerou uma primeira audiência pública sobre o tema, em 9 de junho deste ano, na Comissão de Participação Popular. Na ocasião, Bruno Alencar não compareceu, o que provocou manifestações de indignação do deputado Professor Cleiton e dos demais convidados.

Na opinião do parlamentar, o Estado não pode ser gerido como empresa: “A Cohab não é uma filial das Lojas Zema, das quais se espera que tenham lucro. Há autarquias e empresas públicas que foram criadas para promoção da justiça social e do cuidado com os mais pobres”, afirma.

Convidados – Foram convidados para a audiência a coordenadora nacional do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), Poliana de Souza Pereira Inácio; o ex-presidente da Cohab Minas, Alessandro Marques; e o coordenador nacional do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM), Marcos Antônio Landa de Souza.