Comissão de Educação visita escolas em Ribeirão das Neves
Com retorno das aulas presenciais, alguns estabelecimentos não estariam preparados para cumprir o protocolo sanitário.
08/09/2021 - 13:10Diante do retorno das aulas presenciais, verificar o cumprimento dos protocolos sanitários necessários em virtude da pandemia do novo coronavírus, bem como a garantia das condições necessárias de segurança para alunos e profissionais de educação. Este é o objetivo da visita que a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza nesta quinta-feira (9/9/21), a partir das 14 horas, em duas escolas da rede municipal de Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
A atividade acontece em atendimento a requerimento da deputada Andréia de Jesus (Psol). Serão visitadas a Escola Municipal Professora Maria José Gatti Carlos – Anexo San Marino (Rua Três, 662 – Bairro San Marino) e a Escola Municipal Analito Pinto Monteiro (Rua São João Evangelista, 26 – Bairro Sevilha/2ª Seção). A previsão, conforme o requerimento aprovado, é de que estas serão as duas primeiras de um total de sete escolas municipais a serem vistoriadas pela comissão em Ribeirão das Neves.
Serão ainda visitadas pela comissão, em data a ser agendada, as escolas municipais Maria da Cruz Resende, Hilda Neves de Melo, Alice Maria Sméria, Clemência Alves Dias e a sede da mesma Escola Municipal Professora Maria José Gatti Carlos, todas em Ribeirão das Neves.
Segundo a deputada, as aulas retornaram, mas nessas escolas os pais ou responsáveis ainda precisam de mais apoio do poder público, tanto do ponto de vista social quanto sanitário, já que a ameaça da pandemia ainda persiste.
“Falta mais suporte para eles, além da falta de confiança natural de deixar os filhos voltarem às aulas. Atualmente, eles não têm mais o transporte escolar da prefeitura. E as famílias que decidirem não retornar com seus filhos para a escola não irão mais receber o voucher da merenda. Essa decisão foi tomada sem uma justificativa prévia da Secretaria Municipal de Educação”, critica Andréia de Jesus.
Poucos alunos - Segundo a parlamentar, ainda são poucos os alunos que retornaram com regularidade. “Queremos analisar como está o funcionamento de cada escola, se precisam contratar mais pessoal, principalmente auxiliar de serviços gerais. Os professores tiveram que retornar às aulas presenciais, mas sem deixar de ter que fazer o plano da aula on-line”, exemplifica Andréia de Jesus.
Ainda de acordo com a parlamentar, do ponto de vista sanitário serão verificados na visita o tamanho das salas, a quantidade de alunos por sala e por escola e a rotina de higienização.
“Ribeirão das Neves possui algumas escolas em casas adaptadas, não sendo uma estrutura ideal para crianças, pois o espaço é pequeno, o que dificulta o cumprimento dos protocolos sanitários contra a Covid-19”, aponta a deputada.
“Falta, por exemplo, um profissional para acompanhar as crianças no intervalo e evitar aglomerações nas idas ao banheiro e na saída da escola. As crianças não compreendem a gravidade do momento pandêmico e o quadro de funcionários pode não ser suficiente para conseguir executar todos os protocolos necessários”, acrescenta Andréia de Jesus.