Possibilidade de fusão de escolas motiva audiência
Medida incluiria a Escola Estadual Desembargador Rodrigues Campo, que funciona há 67 anos no Barreiro.
17/08/2021 - 14:25A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia reúne a comunidade escolar da Escola Estadual Desembargador Rodrigues Campos para debater a situação da unidade e o risco de fusão com outra escola, o que levaria à demolição do prédio que funciona há 67 anos no Barreiro, em Belo Horizonte.
Acompanhe a reunião ao vivo e participe do debate, enviando dúvidas e comentários.
Solicitada pela deputada Beatriz Cerqueira (PT), presidenta da comissão, a audiência pública será realizada nesta quarta-feira (18/8/21), às 10 horas, no Auditório José Alencar da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Gestores, professores e outros servidores da escola foram convidados, além de alunos e pais.
Segundo Beatriz Cerqueira, a comunidade foi informada que o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DER-MG) está implementando o projeto de fusão da Escola Estadual Alberto Delpino, hoje com 11 salas de aula, com a Desembargador Rodrigues Campos, com 15 salas, para a implantação de uma nova escola com apenas 20 salas.
“Este projeto não foi comunicado à direção da escola e inclui a demolição total do prédio escolar”, reforça a parlamentar. De acordo com informações do gabinete, em decisão unânime, a gestão, o colegiado escolar e demais servidores e a comunidade escolar da Escola Desembargador Rodrigues Campos se posicionaram contra a fusão e a possibilidade de mudança do nome histórico da unidade.
As informações divulgadas pelo gabinete apontam, ainda, que o prédio da Escola Estadual Desembargador Rodrigues Campos passou por uma grande reforma em 2008 e possui acessibilidade. A unidade é escola-polo e oferece o serviço de plantão (Inspeção Escolar). Na visão da comunidade escolar, a fusão traria perda desses investimentos em estrutura e programas.