Importância do mototurismo para Minas Gerais será discutida
Comissão Extraordinária de Gastronomia e Turismo reúne adeptos do motociclismo em audiência nesta quinta-feira (5).
04/08/2021 - 15:21Com a finalidade de debater a relevância do mototurismo para o Estado e lembrar o Dia do Motociclista, celebrado anualmente em 27 de julho, a Comissão Extraordinária de Turismo e Gastronomia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) se reúne nesta quinta-feira (5/8/21), às 16 horas, no Auditório José Alencar.
Acompanhe a reunião ao vivo e participe do debate, enviando dúvidas e comentários.
O autor do requerimento da reunião e presidente da comissão, deputado Mauro Tramonte (Republicanos), destaca que Minas Gerais tem atraído motociclistas de todo o País. Isso em função da extensão territorial do Estado e de sua imensa malha rodoviária, coberta com experiências turísticas e gastronômicas.
Na sua justificativa, o parlamentar ainda comenta que “esse verdadeiro clã, antes acostumado a viagens solitárias, com o mototurismo em alta, descobriu uma nova forma de viajar”. E tem se unido cada vez mais, para se aventurar em grupos, com diferentes idades, perfis, profissões, “mas partilhando da mesma paixão por esse tipo de viagem”, continua.
Mauro Tramonte considera fundamental a manutenção do crescimento do mototurismo no Estado para a retomada do turismo e atração de novos investimentos. “Temos a Rota Capitão Senra, um movimento do motociclismo que busca posicionar Minas no mototurismo nacional e internacional, tornando-se a versão brasileira da Rota 66”, afirmou.
Capitão Senra - Segundo o parlamentar, o nome da rota é alusiva ao mineiro José Senra, que foi um motociclista colecionador das motos Harley-Davidson. Falecido em 2016, recebeu o apelido por ter sido um destacado capitão da Polícia do Exército, chegando a escoltar autoridades como o presidente Juscelino Kubitschek e a Rainha Elizabeth II. Em 1980, ele fundou o Motogrupo Águias de Aço, um dos mais antigos e tradicionais motoclubes do País.
Números - Ainda conforme o deputado, atualmente, o Brasil possui cerca de 3.200 motoclubes e aproximadamente 200.000 motociclistas ligados a esses grupos. “Precisamos oferecer todo apoio desta Casa para fomentar o mototurismo em nossas terras e conhecer suas oportunidades para colaborar com a manutenção do crescimento e atração de investimentos para o setor”, defendeu.
Convidados – Para a reunião desta quinta (5), foram convidados representantes da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira (secretário) e Milena Andrade Pedrosa (subsecretária de Turismo), além de membros de entidades envolvidas com atividades motociclísticas do Estado.