Além do show, que resume a carreira de Valerie Lu, programação inclui uma entrevista com a compositora francesa

Zás especial encerra comemorações dos 25 anos do programa

Cantora francesa Valerie Lu apresenta o show "Meu mundo a moi" nesta sexta (23), às 23h30, na TV Assembleia.

20/07/2021 - 11:04

As comemorações dos 25 anos do Zás, atração que integra o programa Assembleia Cultural, serão encerradas nesta sexta-feira (23/7/21), com o show da cantora e compositora francesa Valerie Lu. O espetáculo vai ao ar às 23h30, pela TV da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Criado para incentivar a diversidade de linguagens e manifestações das artes cênicas e da música popular, o Zás também promoveu, ao longo de duas décadas e meia, a democratização do acesso à arte e à cultura e a aproximação entre o Legislativo e a sociedade.

No “Zás Especial 25 anos”, Valerie Lu apresentará o show “Meu mundo a moi”, exibido, originalmente, no Festival Liberté, realizado pela Aliança Francesa para celebrar a Festa Nacional Francesa. A apresentação, ao vivo, foi realizada no último dia 14, no Centro Cultural Unimed-BH Minas, seguindo todas as recomendações sanitárias. O programa exibido pela TV Assembleia, portanto, será gravado, mas terá, ainda, uma entrevista com a artista.

A exibição do show de Valerie Lu como um Zás especial é fruto da parceria que a ALMG firmou em 2020 com a Aliança Francesa BH, com o objetivo de promover a cultura francesa em Minas Gerais. O convênio possibilitará a realização de apresentações internacionais no Teatro da ALMG, custeadas pela escola de idioma. Além da participação do artista mineiro Paulinho Pedra Azul, o show de Valerie Lu também conta com André Campagnani (baixo), Mauro Beleu (bateria), Will Motta (teclados) e Marcello Ferreira (voz e violão).

Roteiro – “Meu mundo a moi” faz uma viagem pela carreira e pelo universo musical de Valerie Lu, com foco no álbum “Saudade mon amour”, lançado pela Sony Music em 2016. No palco, clássicos da música francesa (como “Couleur café”, de Serge Gainsbourg, e “Le jazz et la java”, de Claude Nougaro), releituras de obras de compositores brasileiros (como “Estrada do sol”, de Tom Jobim e Dolores Duran) e composições próprias (como “Paraíso”, em parceria com Enio Flavio Mol, e “Dose Dupla”, em parceria com Mazinho Ventura).

Valerie Lu nasceu em Montmartre, cartão postal da cidade de Paris, mas foi em Niterói (RJ), em abril de 1987, que ela fez sua primeira apresentação profissional. Sua carreira foi construída com idas e vindas entre a França e o Brasil e com influência das músicas dos dois países, mas seu trabalho chegou além. A cantora tem discos gravados e participações em vários outros e já se apresentou no Japão, na Austrália e em diversos países europeus.

Celebrações começaram em 2020

As comemorações dos 25 anos do Zás começaram no ano passado, com a digitalização de 463 espetáculos realizados desde a sua criação, em agosto de 1996, até 2015, quando os shows já passaram a ter formato digital. Além de preservar a memória do Zás, as apresentações foram disponibilizadas para alguns dos artistas que fizeram e fazem a história do projeto. 

Ao longo de duas décadas e meia, o programa já apresentou artistas mineiros de projeção nacional, como Paulinho Pedra Azul, Paula Fernandes, Wilson Sideral, Vander Lee, Maurício Tizumba, Beto Guedes, Cia. Passo Básico, Cia. Matraca de Teatro de Bonecos, dentre vários outros.

Retrospectiva – Ainda como parte das comemorações, uma retrospectiva será feita nos perfis do Instagram e Facebook do Assembleia Cultural, com fotos, cartazes, vídeos, depoimentos e textos sobre shows marcantes que foram apresentados no Teatro da ALMG ao longo desse tempo. 

O Zás é composto por uma série anual de eventos no Teatro da Assembleia com foco em apresentações de trabalhos autorais, independentes ou com performances inovadoras. Entre as modalidades contempladas, estão música (exceto erudita), teatro, dança, performance, poesia, stand-up e mágica. Todos os espetáculos são selecionados por meio de edital público e têm entrada gratuita. A atração, porém, está suspensa em função da pandemia de Covid-19.