Comissão vai debater recomposição salarial da segurança

Veto do governador Romeu Zema, em 2020, impediu reajuste de 41%, previsto em acordo com o governo.

14/07/2021 - 15:05

A recomposição salarial para as carreiras ligadas à segurança pública será tema de audiência pública nesta quinta-feira (15/3/21). A reunião, solicitada pelo deputado Sargento Rodrigues (PTB), será realizada pela Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), às 13h30, no Auditório José de Alencar. 

Acompanhe a reunião ao vivo e participe do debate, enviando dúvidas e comentários. 

Na justificativa do requerimento, o deputado Sargento Rodrigues anexou a ata de uma reunião realizada em novembro de 2019, da qual participaram representantes do Poder Executivo, parlamentares e representantes de classe. Na ocasião, o governo estadual fez compromissos em relação à recomposição salarial das categorias da segurança pública, que deveriam se efetivar em projeto de lei a ser enviado à ALMG.

Os aumentos acordados seriam, de acordo com o acordo, de 13% em julho de 2020, 12% em setembro de 2021 e 12% em setembro de 2022. No total, o reajuste seria de 41% sobre o salário de 2019. O governador Romeu Zema (Novo) chegou a enviar a proposta para o Parlamento, que tramitou como Projeto de Lei (PL) 1.451/20 e, durante as discussões, ampliou a recomposição salarial para outras carreiras.

Posteriormente, o governador vetou parcialmente a matéria, sob a argumento da difícil situação financeira do Estado.

Com o veto, mantido na ALMG, apenas os servidores da segurança acabaram beneficiados, mas somente com o primeiro aumento previsto, de 13%. O deputado Sargento Rodrigues defende que os outros reajustes sejam concedidos.