Debate deve englobar impactos para o turismo e o patrimônio natural de Carrancas - Arquivo ALMG

Dissolução do Codema em Carrancas pauta audiência

Comissão quer apurar os impactos para o meio ambiente e para a participação popular nas decisões da área.

09/07/2021 - 16:58

A Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza audiência, nesta segunda-feira (12/7/21), para esclarecer a dissolução do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema) do município de Carrancas, no Sul do Estado.

A reunião será às 10h30, no Auditório José Alencar, a requerimento da deputada Beatriz Cerqueira (PT). Ela quer debater com convidados os impactos socioambientais negativos trazidos pela suspensão do Codema, incluindo o esvaziamento da participação popular na defesa ambiental.

Acompanhe a reunião ao vivo e participe do debate, enviando dúvidas e comentários.

Os decretos que nomearam os membros do Codema de Carrancas foram anulados pelo Decreto Municipal 2.021, de 2021, de autoria do prefeito Hely Andrade Alves, um dos convidados para a audiência na ALMG. Em nota publicada no site da prefeitura, ele alega ter encontrado irregularidades nas nomeações, que não teriam cumprido as exigências legais.

Na última terça (6), a questão foi tema de pronunciamento no Plenário da ALMG. Na ocasião, a deputada Ana Paula Siqueira (Rede) denunciou pressão de mineradoras em Carrancas e afirmou que a dissolução do Codema se deu após o órgão se posicionar contrariamente a empreendimento minerário em desacordo com a legislação ambiental.

Além do prefeito, também foram convidados para a audiência vereadores do município e ambientalistas, entre os quais o vice-presidente da Agência Regional de Proteção Ambiental da Bacia do Rio Grande (Arpa Rio Grande), Thiago Magalhães Meireles.