Coletivo Mulheres da Quebrada atua no Aglomerado da Serra (foto), na Capital

Audiência discute ausência do Estado no Aglomerado da Serra

Comissão ouvirá grupo Mulheres da Quebrada, que realiza ações de saúde na comunidade, além de representantes do governo.

22/06/2021 - 14:23

Debater as violações de direitos humanos das mulheres moradoras do Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, devido à falta de acesso a políticas públicas, é o objetivo da audiência pública da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião será nesta quarta-feira (23/6/21), às 14h30, no Auditório do andar SE, com transmissão e participação on-line

Acompanhe a reunião ao vivo e participe do debate, enviando dúvidas e comentários. 

A audiência foi solicitada por quatro deputadas integrantes da comissão: Ana Paula Siqueira (Rede), presidenta; Andréia de Jesus (Psol), vice; além de Beatriz Cerqueira (PT) e Leninha (PT). 

Mulheres da Quebrada - Entre as questões a serem tratadas está o trabalho realizado pelo grupo “Mulheres da Quebrada”, que atua na comunidade da Serra, considerada a maior favela de Minas Gerais, localizada na zona Sul da Capital. A ausência do poder público nas políticas voltadas para essa população carente acabou fortalecendo o trabalho dessas mulheres. 

De acordo com o Portal da Câmara dos Vereadores de Belo Horizonte, o coletivo, criado em 2018, atua pelo cuidado e garantia de saúde física, emocional e psíquica de outras mulheres. Para isso, promove atividades de inclusão digital, saúde mental e assistência social, desenvolvendo ações para as mulheres e suas famílias. 

Redes - Nesse trabalho, são formadas redes de apoio, oficinas e workshops de dança, teatro, poesia e outras linguagens artísticas. O grupo também oferece apoio psicológico com profissionais voluntárias e realiza campanha de arrecadação e distribuição de alimentos e materiais de higiene pessoal.

Outra convidada para a audiência, a vereadora de Belo Horizonte Bella Gonçalves (Psol) realizou reunião com temática semelhante na Câmara Municipal, que contou com a participação da deputada Andréia de Jesus. As duas parlamentares e a deputada federal Áurea Carolina e a vereadora de Belo Horizonte Cida Falabela, todas do Psol, formam a chamada Gabinetona. 

Também foram convidadas para a reunião a secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, e a secretária de Assistência Social de Belo Horizonte, Maíra Colares, além de representantes do Ministério Público e da Defensoria Pública do Estado.