Assembleia de Minas também vem realizando reuniões de Plenário e de comissões de forma remota - Arquivo ALMG

Parlamento na pandemia é pauta do Pensando em Minas

Encontro virtual será nesta quarta-feira (19), às 10 horas, com transmissão pelo canal da Escola no YouTube.

18/05/2021 - 11:30

Com o distanciamento social imposto pela pandemia, as Casas Legislativas tiveram que adaptar seus processos. Muitas deliberações, reuniões de Plenário e de comissões aconteceram de forma remota. Essa realidade traz vários temas para o debate, entre eles o parlamento digital, as deliberações à distância, os desafios da participação, o engajamento e a representação da sociedade. 

Para trazer esse debate, a próxima edição do Pensando em Minas terá como tema o “Parlamento na pandemia: realidade e perspectivas”. O encontro será nesta quarta-feira  (19/5/21), às 10 horas, pelo canal da Escola do Legislativo no YouTube, e o público poderá participar enviando perguntas e comentários pelo chat.

Durante o programa, também serão levantados alguns questionamentos, como: já é possível dizer sobre erros e acertos? É possível identificar os deficits decorrentes da impossibilidade de interação? No processo democrático, alguém ganha? Quem perde?

Participarão do debate a doutora em Ciência Política e professora da School of Politics and International Studies, University of Leeds (Inglaterra), Cristina Leston-Bandeira, e o professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutor em Comunicação Social pela mesma instituição, Ricardo Fabrino Mendonça. O mediador será Alexandre Bossi, consultor da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e professor da Escola do Legislativo

O público-alvo do debate são pesquisadores, profissionais e a população em geral. Posteriormente, o programa será exibido pela TV Assembleia.

Currículos dos participantes - A pesquisadora Cristina Leston-Bandeira atua nas áreas de parlamento digital, engajamento público e estudos legislativos comparados. Ela também é co-diretora do Centre For Democratic Engagement, presidente do Grupo de Estudo do Parlamento do Reino Unido e co-editora da revista Parliamentary Affairs e Constitution Unit Fellow. 

Ricardo Fabrino Mendonça integra o Comitê Gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital e é pesquisador do Margem - Grupo de Pesquisa em Democracia e Justiça. Atuou como pesquisador-visitante em várias instituições no exterior, sendo a última delas na University of California Irvine (2019-2020).