Deputados parabenizam profissionais da enfermagem
Dia em homenagem à categoria é celebrado nesta quarta (12). Operação policial no Jacarezinho também pauta discursos.
12/05/2021 - 18:35O Dia Internacional da Enfermagem, celebrado em todo o mundo nesta quarta-feira (12/5/21), foi lembrado por diversos deputados que discursaram na Reunião Ordinária de Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Outro tema presente em muitos pronunciamentos foi a operação policial realizada na comunidade do Jacarezinho, no Rio de Janeiro, que resultou na morte de 28 pessoas.
Consulte o resultado e assista ao vídeo completo da reunião.
O deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) ressaltou a importância de todos os profissionais de enfermagem durante o maior desafio que o mundo enfrenta atualmente, o combate à Covid-19. “Guerreiros incansáveis, anônimos, largaram suas famílias para viver em hospitais”, destacou.
Ele demonstrou sua gratidão a esses profissionais, salientando sua bondade peculiar, ao lembrar que muitos perderam a própria vida na tentativa de salvar os outros.
O deputado Coronel Sandro (PSL), recentemente internado para se recuperar da Covid-19, também prestou sua homenagem, com um agradecimento especial aos enfermeiros que cuidaram dele. “Uma categoria invejável. É preciso reparar injustiças, inclusive em relação ao baixo nível salarial”, cobrou.
Na mesma linha, o deputado Doutor Jean Freire (PT) afirmou que o pessoal da enfermagem não quer só aplausos, comuns em tempos de pandemia, como também condições dignas de trabalho e valorização. Assim como o deputado Cleitinho Azevedo (Cidadania), ele defendeu a aprovação, no Congresso Nacional, do Projeto de Lei 2.564/20, que estabelece um piso salarial nacional para a categoria.
Doutor Jean Freire mostrou com orgulho a certidão e a carteirinha que buscou nesta quarta (12) no Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais, referentes ao período em que atuou como atendente de enfermagem. Ele lamentou, contudo, os números avassaladores que fizeram do Brasil o país com mais mortes de profissionais de enfermagem por Covid-19, em 2020.
Atendendo solicitação do deputado, foi realizado um minuto de silêncio em homenagem aos profissionais de enfermagem que perderam suas vidas.
Parlamentares parabenizam policiais por operação no Jacarezinho
Indignado, o deputado Sargento Rodrigues (PTB) repudiou a realização de outro minuto de silêncio, desta vez na reunião de Plenário da última terça-feira (11), em homenagem aos 28 mortos em confronto com a polícia no Jacarezinho. “Não podemos nos calar. Isso é um acinte. Pedir minuto de silêncio para esses traficantes é zombar das pessoas sérias e honradas”, criticou.
O deputado leu documento encaminhado pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, o qual descreve o Jacarezinho como um quartel-general do Comando Vermelho e onde atuariam outras facções, como o Terceiro Comando Puro.
Sargento Rodrigues informou que a Comissão de Segurança Pública da ALMG, a qual preside, aprovou uma moção de aplauso aos policiais civis que participaram da operação. Em apartes, os deputados Bartô (Novo) e Bruno Engler (PRTB) concordaram com o colega. “Deixo meus parabéns aos policiais do Rio”, disse o primeiro. Para Bruno Engler, o que houve não foi uma chacina, e sim “faxina”, por se tratarem de “marginais”.
O deputado Coronel Sandro defendeu que todos os envolvidos na operação sejam promovidos por ato de bravura e lamentou a morte de um policial que foi alvejado.
CPI – Outro assunto abordado por Coronel Sandro foi a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, instalada pelo Senado, que classificou como uma farsa para fazer barulho contra o governo federal.
Coronel Sandro ainda defendeu o modelo “charter” na educação, que começa a ser implementado no Estado, no qual escolas financiadas com dinheiro público são administradas pela iniciativa privada.
Também em relação às ações do Governo do Estado, o deputado Dalmo Ribeiro Silva elogiou o trabalho para reerguer a economia. Um importante aliado, frisou, será a Comissão de Desenvolvimento Econômico, da qual foi eleito vice-presidente. “Há muito a se fazer, gestões importantes para a retomada do desenvolvimento, que passa sempre pela Assembleia”, relatou.