ALMG recebe visita do ex-ministro Alysson Paolinelli
Ele teve seu nome apresentado para concorrer ao Prêmio Nobel da Paz pelo seu trabalho desenvolvido na agricultura.
11/05/2021 - 11:35O 1°-vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Antonio Carlos Arantes (PSDB), recebeu, nesta terça-feira (11/5/21), no Salão Nobre, a visita do ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli. Ele teve seu nome apresentado para concorrer ao Prêmio Nobel da Paz em 2021.
Natural de Bambuí (Centro-Oeste), Paolinelli é conhecido por ter modernizado a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Empraba). A sugestão do seu nome para concorrer ao prêmio foi protocolada no Conselho Norueguês do Nobel pelo diretor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Durval Dourado Neto, e contou com o apoio de mais de 100 cartas de representantes de instituições de 28 países.
Na visita, o deputado Antonio Carlos Arantes homenageou o ex-ministro e falou sobre a importância do seu trabalho para o Brasil e para o mundo, tendo contribuído para o desenvolvimento da agricultura e para a redução da fome. O parlamentar afirmou que os estudos e programas desenvolvidos por Paolinelli possibilitaram que terras antes improdutivas, como as do Cerrado, se tornassem terras agrícolas.
O deputado Inácio Franco (PV), que participou da visita, falou sobre a importância do agronegócio no Brasil e destacou como o trabalho do ex-ministro contribuiu para o seu desenvolvimento.
Alysson Paolinelli agradeceu a homenagem recebida e relembrou a história de sua vida e a origem de sua paixão pela agricultura. Ele disse aos parlamentares que seu pai era engenheiro agrônomo e já na infância assistia a luta dos produtores no Centro-oeste de Minas para viabilizar a agricultura em terras improdutivas.
Formação - Alysson Paolinelli é formado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras e especializou-se nos estudos sobre o potencial da região do Cerrado para a produção agrícola, contribuindo para a fundação da Embrapa. Além de ministro, foi secretário estadual de Agricultura em Minas e deputado federal, fazendo parte da Assembleia Nacional Constituinte (1987/88).
Em 2006, ganhou o World Food Prize, prêmio concedido a pessoas que contribuíram para melhorar a qualidade, quantidade ou disponibilidade de alimentos no mundo. Atualmente, é presidente executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Milho e diretor da Verde AgriTech.