Divinópolis é um dos municípios que avançaram, porém, para a onda amarela - Arquivo ALMG

Noroeste e Triângulo-Norte regridem para a onda vermelha

No entanto, as macrorregiões Oeste e do Vale do Aço avançam em classificação do Minas Consciente.

28/01/2021 - 12:37 - Atualizado em 28/01/2021 - 14:32

Na sua avaliação semanal do grau de abertura das atividades socioeconômicas nas macrorregiões de saúde do Estado, o Poder Executivo aponta uma mudança de fase em quatro delas: enquanto Noroeste e Triângulo-Norte retornam à onda vermelha, Oeste e Vale do Aço avançam para a onda amarela do Plano Minas Consciente. A nova classificação está na Deliberação 123 do Comitê Extraordinário Covid-19, publicada na edição desta quinta-feira (28/01/21) do Diário Oficial Minas Gerais.

O Plano Minas Consciente orienta a retomada gradual e segura das atividades rotineiras, em função da pandemia. Conforme deliberações publicadas nesta quinta (28) no Diário Oficial, o plano foi atualizado, de forma a não mais tratar da retormada de atividades conforme os riscos, mas de procedimentos para o funcionamento de todas as atividades socioeconômicas, independentemente da onda em que se encontrar a macrorregião.

Antes desta atualização, a fase vermelha era a de maior restrição, na qual era permitido o funcionamento apenas de serviços essenciais, como supermercados e farmácias. Patos de Minas é a cidade-polo da macrorregião Noroeste e Uberlândia (que não está no programa), da macro Triângulo-Norte.

A onda amarela, por sua vez, era de média restrição. Integram as macro Oeste e Vale do Aço municípios como Divinópolis e Ipatinga, respectivamente.

As demais macrorregiões seguem a seguinte classificação: Triângulo-Sul, onda verde; Norte, onda amarela; Centro, Centro-Sul, Jequitinhonha, Leste, Leste-Sul, Nordeste, Sudeste e Sul, onda vermelha.