A eficácia da vacina no combate à pandemia da Covid-19 será explicada por especialistas - Arquivo ALMG

Especialistas da UFMG esclarecem sobre vacina nesta quarta

Evento será transmitido pela TV Assembleia e pelo YouTube e debaterá perspectivas para superação da pandemia no Brasil.

18/01/2021 - 14:33

Se você está em dúvida sobre a vacinação contra a Covid-19, melhor deixar os palpites de lado e ouvir quem entende do assunto: nesta quarta-feira (20/1/21), a partir das 14 horas, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) promove um evento para dar voz a diversos especialistas sobre a matéria.

O webinárioA corrida às vacinas: imunizar a população para controlar a pandemia”, que tem o apoio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), será transmitido ao vivo pela TV Assembleia e pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários da UFMG.

De acordo com um dos palestrantes, o médico infectologista Unaí Tupinambás, que também é professor da Faculdade de Medicina da UFMG, há motivos para otimismo. Em sua avaliação, os testes já divulgados da CoronaVac, vacina que já está sendo produzida pelo Instituto Butantan, de São Paulo, em parceria com o laboratório chinês Sinovac, mostram que ela pode acabar com a pandemia no Brasil até o final do primeiro semestre.

“Até o fim desse semestre podemos colocar fim a essa pandemia”, salientou Tupinambás, ressalvando que, para isso, é necessário um programa robusto de vacinação, implantado pelo poder público, que atinja um grande contingente da população brasileira. Ele ressalta que os testes mostraram que a CoronaVac é “extremamente segura”, sem efeitos colaterais e pouquíssimas reações alérgicas, e com uma capacidade real de proteger quem for vacinado.

Programação – O webinário será aberto às 14 horas pela reitora da UFMG, professora Sandra Regina Goulart Almeida. Às 14h15, tem início o primeiro painel, que debaterá aspectos da saúde relativos à vacina contra a Covid-19.

O primeiro palestrante é o professor Flávio Fonseca, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG, que é o atual presidente da Sociedade Brasileira de Virologia. Fonseca abordará a questão: “Quais são as principais vacinas, suas diferenças e o impacto das novas cepas?”.

Em seguida, no mesmo painel, o chefe do Serviço de Imunologia do Hospital das Clínicas da UFMG, Jorge Andrade, fará a palestra: “É seguro vacinar? O que é importante compreender sobre imunidade e imunização?”. Unaí Tupinambás fará a terceira apresentação: “Perspectivas futuras: quando ficaremos livres da pandemia?”.

Às 15 horas, terá início o segundo painel, que tratará dos aspectos políticos e sociais que envolvem a vacina. Nessa etapa, a primeira palestra será da doutora em Ciências da Saúde e professora da Escola de Enfermagem da UFMG, Sheila Aparecida Ferreira Lachtim. Ela analisará o tema: “O papel do SUS e o pacto coletivo da vacina – vacinação facultativa ou obrigatória?”.

Em seguida, a professora Geane Alzamora, do Departamento de Comunicação Social da UFMG, abordará a questão sob uma outra perspectiva: “Vacina e fake news: o que podemos fazer?”. E logo após, o professor de Política Internacional e Comparada na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG, Dawisson Belém Lopes, fará a última apresentação: “A geopolítica da vacinação: quais as perspectivas para o Brasil?”.

Às 16 horas, terá início uma etapa final para esclarecer dúvidas e responder perguntas encaminhadas pelo público. Todo o evento será transmitido com tradução em libras, a linguagem brasileira de sinais.