Restrições da pandemia não impediram discussões importantes entre os jovens de várias cidades
Ponte Nova lançou o projeto em março, pouco antes do fechamento das escolas
Entrega de propostas dos jovens em Viçosa foi no último dia 8 de dezembro.
Abertas inscrições para Parlamento Jovem

Parlamento Jovem recebe novas câmaras a partir de 4/1/21

Discussões com estudantes do ensino médio prosseguem com o tema meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

30/12/2020 - 09:30 - Atualizado em 05/01/2021 - 12:53

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) abriu, desde esta segunda-feira (4/1/21), inscrições para novas Câmaras municipais que queiram participar do projeto de educação política Parlamento Jovem de Minas, na edição 2021. Apesar do cenário atípico de 2020, com as restrições impostas pela pandemia de Covid-19, muita coisa foi feita nos municípios, e as coordenações estadual, regionais e municipais estão prontas para dar prosseguimento ao trabalho. 

As inscrições serão feitas por meio de formulário eletrônico, que já está disponível. A edição 2021 poderá ser realizada de modo híbrido, com atividades remotas e presenciais, a depender do protocolo de segurança sanitária adotado em cada município. A equipe da Escola do Legislativo da ALMG está adequando todo o conteúdo e material do projeto para esta que será a 18ª edição

O tema escolhido pela maioria dos estudantes, no final de 2019, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, continuará em debate, já que o processo de formação dos jovens, da discussão e aprovação de propostas não chegou a ser concluído em todas as cidades. O Parlamento Jovem de Minas é desenvolvido pela ALMG há 18 anos, por meio da Escola do Legislativo, com a parceria das Câmaras municipais e o apoio da universidade PUC Minas.

Mesmo com muitas atividades tendo sido realizadas, em algumas cidades, de maneira virtual em 2020, a extensão da edição para 2021 é uma forma de ampliar a participação dos jovens mineiros na discussão da temática, respeitando as especificidades do projeto no âmbito local e se atentando para as dificuldades que a pandemia impôs.

“Vamos respeitar a realidade de cada um, queremos continuar trabalhando em rede e com a participação do maior número possível de Câmaras e de estudantes”, afirma a gerente-geral da Escola do Legislativo, Ruth Schmitz.

As inscrições das câmaras que estiveram no projeto em 2020 serão automáticas e só serão suspensas caso seja enviado termo de desistência à coordenação estadual. Em breve, novas informações na página do projeto no Portal da Assembleia, Facebook e Instagram do PJ Minas.

Balanço positivo: quem participa destaca importância do projeto  

Primeiro foi a pandemia, o fechamento das escolas e também de algumas Câmaras municipais, depois veio o período eleitoral, que também limitou a realização de algumas atividades do projeto. Toda a etapa das visitas técnicas e os contatos dos coordenadores regionais com a coordenação estadual foi feito por meio de videoconferências. De modo que, apesar das dificuldades, também foram muitos os exemplos de criatividade e superação, por todo o Estado. 

Algumas cidades conseguiram fazer o lançamento do projeto poucos dias antes do fechamento das escolas, em março, como foi o caso de Ponte Nova (Polo Caparaó). Ali também houve dificuldades de acesso à internet e outros problemas relacionados à pandemia, de acordo com o coordenador Ricardo de Melo. Mas o grupo conseguiu realizar boa parte das atividades por meio de um grupo de Whatsapp, com uso de formulários virtuais, videoconferências e lives com outros municípios vizinhos.

Ao todo, foram elaboradas 58 sugestões dos estudantes, voltadas para solução de problemas da comunidade. Dessas, 18 foram selecionadas e apresentadas aos vereadores no dia 5 de novembro de 2020. Uma das propostas diz respeito ao Rio Piranga que corta o município. Os alunos querem que o poder público se empenhe em “Implantar estações de tratamento de esgoto, dragagem, aeração, fiscalização e projetos urbanísticos e paisagísticos nas margens do rio”.

Viçosa, na mesma região, foi outra cidade onde coordenadores e estudantes conseguiram desenvolver o projeto exclusivamente no ambiente virtual e chegaram até a elaboração de propostas do município. No último dia 8 de dezembro, um grupo de alunos das quatro escolas participantes esteve na Câmara Municipal e entregou o documento com propostas sobre o tema meio ambiente e desenvolvimento sustentável ao vereador Antônio Elias Cardoso.

Na ocasião, os alunos comentaram sobre as dificuldades do ano, por causa do distanciamento social e das escolas fechadas, mas também destacaram os benefícios de participarem do projeto. Para o estudante Victor Fernandes Coelho Jacob, “o Parlamento Jovem surgiu como uma grande oportunidade de aprender mais sobre o exercício de nossa cidadania e das necessidades de nossa cidade. Uma das melhores experiências que nós poderíamos ter tido”.

Mesmo sem poder realizar as atividades presenciais, no Polo Metropolitano I, as cidades de Belo Horizonte, Felixlândia e Juatuba, realizaram, virtualmente, todas as fases do PJ de responsabilidade das câmaras, desde a mobilização até a plenária e priorização das propostas. O lançamento foi feito por meio de uma live transmitida pelo Instagram, no dia 21 de maio; e a plenária regional, também por meio das redes sociais, no dia 20 de agosto. 

Expectativa é de mais criatividade e novas interações em 2021

O coordenador Evandro Batista, do Polo Médio Piracicaba (antigo Metropolitano II), que reúne as cidades de Catas Altas, Itabira, João Monlevade, Santa Bárbara e São Gonçalo do Rio Abaixo, afirmou estar muito satisfeito com a extensão do projeto para 2021, com o mesmo tema de 2020, sendo esta uma nova oportunidade para os jovens da região discutirem um assunto tão importante. "As cidades menores enfrentaram problemas maiores. A saída é trabalharmos cada vez mais em rede, estimular que todos do Polo trabalhem juntos", ponderou.

Mesma opinião tem o coordenador municipal de Três Pontas, Carlos Castro, do Polo Sul III. Segundo ele, dos nove municípios que compõem o polo, somente Nepomuceno e Paraguaçu conseguiram manter a interação com os jovens, desenvolvendo algumas atividades ao longo do ano. "Todos ficamos mais tranquilos com a extensão do projeto, queremos continuar participando, estamos aguardando o novo calendário", disse ele.

"Sem dúvida que 2020 foi um desafio para todos e 2021 também será. Mas penso que as experiências que tivemos durante esse ano, junto com a colaboração entre os municípios e o suporte da Escola da ALMG, possibilitará que possamos desenvolver novas estratégias e formas de interações no próximo ano", ponderou Ricardo de Melo, de Ponte Nova.