Terceiro workshop do PEF foi discutido pela comissão em outubro - Arquivo ALMG

Deputados buscam dados atuais sobre projetos ferroviários

Informações devem constar no relatório final da Comissão Pró-Ferrovias, que encerra trabalhos extraordinários.

02/12/2020 - 14:00

Prestes a encerrar seus trabalhos, a Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras realiza audiência para verificar o andamento do Plano Estratégico Ferroviário de Minas Gerais (PEF), que reúne projetos para a retomada desse modal de transporte no Estado. A reunião será nesta quinta-feira (3/12/20), às 9 horas, no Plenarinho IV da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Acompanhe a reunião ao vivo e participe do debate, enviando dúvidas e comentários.

O PEF consiste em uma série de projetos que vêm sendo estudados pela Fundação Dom Cabral (FDC), sob as perspectivas de demanda e viabilidade econômica, entre outras. O objetivo é que o Estado tenha propostas de trens de cargas, de passageiros e de turismo para pleitear recursos que estão entrando no setor por meio da renovação de concessões de ferrovias.

O plano foi encomendado pelo Estado, com recursos da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF). Periodicamente, ele é apresentado à sociedade em workshops e discutido na Comissão Pró-Ferrovias, que acompanha, desde o início, a seleção dos projetos e o desenvolvimento dos estudos.

Com a proximidade do fim dos trabalhos legislativos de 2020, a comissão, que é extraordinária, busca atualizar os conhecimentos sobre o PEF para, entre outras coisas, elaborar seu relatório final de atividades, conforme destaca a assessoria do deputado João Leite (PSDB), presidente da comissão.

Doação – Outro objetivo da audiência é acompanhar a destinação de bens ferroviários doados a Minas Gerais pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) de Grussaí (RJ). A decisão é do Poder Executivo mineiro, mas os deputados querem acompanhar o processo para verificar seu alinhamento com as discussões travadas na comissão.

Dessa forma, a FDC pode indicar, por exemplo, o projeto que está em fase mais adiantada ou que tem características mais adequadas para o uso do material, que deverá chegar nas próximas duas semanas. De acordo com o gabinete de João Leite, os equipamentos serão levados para a Universidade Federal de Viçosa (Zona da Mata), onde passarão por revisões mecânica e elétrica.

Além de João Leite, assinam o requerimento de audiência os demais membros da comissão. Entre os convidados que já confirmaram presença estão o secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato, além de representantes da FDC e de organizações da sociedade civil que integram a chamada Frente Ferroviária.