Adiado ciclo de debates sobre doenças raras

O evento seria realizado pela Assembleia de Minas nesta quinta-feira (3), em parceria com várias instituições.

01/12/2020 - 12:11

Foi adiado o Ciclo de Debates Doenças Raras: Visibilidade e Discussão Pública, que a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizaria nesta quinta-feira (3/12/20). A atividade foi proposta pelo deputado Zé Guilherme (PP) e organizada em parceria com órgãos públicos e privados do Estado, além de entidades sociais de defesa das “pessoas raras”. Ainda não foi definida nova data.

A Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) estima que 15 milhões de brasileiros sofram de algum tipo de doença rara e, segundo o Ministério da Saúde, cerca de 30% dos acometidos morrem antes dos cinco anos de idade. De acordo com o Ministério da Saúde, são consideradas doenças raras aquelas que afetam cinco indivíduos para cada grupo de 10 mil pessoas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 8% da população mundial, ou uma em cada 15 pessoas, têm alguma dessas enfermidades.

Entre as doenças raras constam, por exemplo, a autoimune lúpus (causada pelas próprias defesas do organismo), a genético-hereditária hemofilia (desordem no mecanismo de coagulação do sangue) e a doença de Lyme (transmitida pela picada do carrapato).