Também há denúncias de que o empreendimento não estaria de acordo com o Plano Diretor do Serro - Arquivo ALMG

Aprovação de empreendimento minerário no Serro gera debate

Tema será discutido em audiência pública da Comissão de Direitos Humanos; população teme desabastecimento.

30/11/2020 - 18:10

A Declaração de Conformidade Ambiental concedida pelo Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (Codema) para o projeto da Herculano Mineração, no município do Serro (Região Central), será debatida em audiência pública nesta terça-feira (1°/12/20). A reunião deverá tratar de denúncias sobre divergências de informações entre os documentos e projetos apresentados pela empresa e estudos técnicos independentes, que ressaltam que o empreendimento pode, por exemplo, gerar insegurança hídrica na região.

Solicitada pela deputada Beatriz Cerqueira (PT), a reunião será realizada pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Marcada para as 14 horas no Auditório José Alencar, a discussão deverá contar com a presença, entre outros convidados, de Matheus de Mendonça Gonçalves Leite, advogado da Federação das Comunidades Quilombolas de Minas Gerais.

A Mineradora move atualmente uma ação contra ele e pede, entre outras coisas, que Matheus seja proibido de falar em público sobre o empreendimento a ser instalado no Serro.

Acompanhe a reunião ao vivo e participe dos debates, enviando dúvidas e comentários.

Além da possibilidade, segundo estudos apresentados por Matheus e outras lideranças locais, de o abastecimento de água ficar comprometido no município, há denúncias de que o empreendimento minerário não está de acordo com o Plano Diretor do Serro.

A aprovação da obra pelo Codema gerou desconfiança e a população local já iniciou um abaixo assinado contra a Declaração de Conformidade emitida pelo órgão. Moradores contrários ao empreendimento apontam, ainda, que a empresa é responsável pelo rompimento de uma barragem em Itabirito, em 2014, que resultou em três mortes.