Deputado Doutor Jean Freire avalia que a situação se deve a descaso histórico do governo

Condição de estradas no Jequitinhonha pauta pronunciamento

Deputado pediu minuto de silêncio para vítimas de acidentes na BR-116, entre elas um jovem que morreu nesta semana.

26/11/2020 - 17:20

A precariedade de rodovias estaduais e federais localizadas nos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri foi tema de pronunciamento do deputado Doutor Jean Freire (PT), na Reunião Ordinária do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta quinta-feira (26/11/20).

O parlamentar disse que tem enfatizado o problema e que busca ser a voz daqueles que sofrem com a situação. “Estamos aqui para legislar, fiscalizar e ser a voz de muitos e muitas que não podem falar de tantas mazelas que vivemos em nosso Estado”, afirmou.

Consulte o resultado e assista ao vídeo completo da reunião.

Entre as estradas, ele ressaltou a situação da BR-116, nas imediações da Comunidade do São João, onde um jovem morreu nesta semana. A rodovia estaria sem sinalizadores e placas e com radares mal posicionados, entre outros problemas. O deputado apresentou uma lista com nomes de pessoas acidentadas no local e solicitou um minuto de silêncio em respeito às vítimas.

Doutor Jean Freire destacou que, na quarta-feira (25), os moradores da comunidade organizaram um protesto. Ele elogiou a mobilização, dizendo que “alguns chamam de radical, mas essa luta fez com que fossem ouvidos”. Isso porque, conforme informou, após a manifestação o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) esteve no local. O deputado disse que também irá lá no próximo sábado. Na opinião do parlamentar, o governo mineiro precisa reivindicar juntamente ao governo federal o cuidado com a conservação das estradas federais que cortam o Estado.

Ele também abordou as “péssimas condições” da BR-367. Doutor Jean Freire salientou as dificuldades de moradores de Capelinha e Minas Novas, que precisam fazer hemodiálise em outras cidades e são obrigados a circular, até três vezes por semana, nessa e em outras estradas esburacadas e mal sinalizadas da região. Para ele, além das dores do tratamento, esses pacientes ainda têm “inúmeros” outros sofrimentos causados pelo trajeto. O parlamentar avalia que as más condições das estradas da região são resultado de "um descaso histórico do governo”.

O deputado ainda registrou a precariedade da BR-101 e da LMG-211, que liga Capelinha a Setubinha, entre outras.