A homenageada, que atualmente trabalha na Fundação Hemominas, dirigiu a Escola de Saúde Pública entre 2018 e 2020

Educação homenageia ex-diretora da Escola de Saúde Pública

Atuação de Lenira de Araújo Maia à frente da instituição foi elogiada. Papel da ESP na defesa do SUS foi destacado.

19/11/2020 - 12:14

“Agradeço a todos os trabalhadores, que lutam e lutaram pela defesa da instituição. Estar aqui hoje para mim é um motivo de orgulho gigante e uma satisfação enorme”. Foi assim que a ex-diretora-geral da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), Lenira de Araújo Maia, agradeceu a homenagem recebida pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia nesta quinta-feira (19/11/20), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Consulte o resultado e assista ao vídeo completo da reunião.

A entrega de voto de congratulações aconteceu a pedido da presidenta da comissão, deputada Beatriz Cerqueira (PT). De acordo com a deputada, a ESP é uma instituição muito importante para o Estado e a dedicação e percepção da importância do Sistema Único de Saúde (SUS) fizeram com que sua gestão se destacasse. “Se não homenagearmos os bons, que valorizam e fortalecem o serviço público, ninguém o fará. Celebrar pessoas como você, que se dedicam ao que é importante, me deixa muito feliz”, reforçou.

Presente de maneira remota à homenagem, a diretora do Instituto René Rachou - Fiocruz Minas Gerais e Coordenadora da Inteligência Coletiva Minas Gerais, Zélia Maria Profeta da Luz, manifestou satisfação em participar do reconhecimento do trabalho da cientista. “Num momento tão triste da nossa história, participar disso é um alento. A atuação de Lenira foi fundamental diante do processo de desmonte da ciência e tecnologia no Estado”, explicou.

O secretário Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC Minas Gerais), Luciano Mendes de Faria Filho, elogiou o trabalho desenvolvido pela ESP no fortalecimento profissional de quem trabalha na saúde, na defesa e operacionalização do SUS.

Estamos com quase 170 mil mortes (por Covid-19 no País) e sem o SUS estaríamos numa situação muito pior. Sobretudo a população mais pobre, que necessita e precisa da atuação do Estado. Nesse contexto, fortalecer a ciência e a tecnologia, constantemente atacadas, é fundamental”, enfatizou.

Currículo - Servidora efetiva da Secretaria de Estado de Saúde desde 2006, Lenira Maia dirigiu a Escola de Saúde Pública entre 2018 e 2020, e atualmente trabalha na Fundação Hemominas, órgão do Sistema Estadual de Saúde. Tem ainda experiência nas áreas de gestão, regionalização, cooperação intermunicipal e regulação do SUS.

Graduada em Psicologia pela PUC Minas, a servidora é especialista em Políticas Públicas pela UFMG e em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia, além de mestra em Ciência Política pela UFMG. Essa formação lhe deu bagagem para atuar como docente em cursos de especialização na área da saúde.

Requerimentos são aprovados

Durante a reunião, também foram aprovados cinco requerimentos de audiências públicas. Duas delas, de autoria do deputado Cristiano Silveira (PT), são para debater a urgência na realização de intervenções estruturais na Escola Estadual de Mercês de Água Limpa, que fica no município de São Tiago (Região Central), tendo em vista que a escola está interditada pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil; e o processo de municipalização de turmas do ensino fundamental em Ubá (Zona da Mata) e o fechamento de turmas na Escola Estadual Coronel Camilo Soares, que fica no mesmo município.

De autoria da presidenta da comissão, deputada Beatriz Cerqueira, requerimento para audiências sobre a situação do ensino de duas escolas estaduais: Manoel dos Santos, em Espinosa (Norte de Minas), tendo em vista o processo de municipalização da unidade; e unidades 1 e 2 da Milton Campos, em Belo Horizonte, e a necessidade de ofertas de vagas para o ensino regular, como forma de atender o Plano de Atendimento para 2021, de acordo com as necessidades da comunidade escolar.

Por fim, de autoria do deputado Professor Cleiton (PSB), pedido de audiência para discutir a possibilidade de prorrogação dos mandatos dos diretores das escolas da rede estadual de ensino, tendo em vista as dificuldades ocasionadas pela pandemia do coronavírus.